Se você olhar para todo canteiro de obras e imaginar pedreiros, trabalhando com ferramentas e cimento, esqueça. Isto é coisa do passado! Entre tantas novidades, o steel frame, que é uma estrutura com aço leve galvanizado, está tomando conta da preferência de construtores. Campo Grande, por exemplo, está prestes a ver pronto um residencial de 2 andares, sendo cada uma das 30 casas de apenas 17 m².

Conforme o mestre de obras Alessandro Carlos da Silva, de 44 anos, a construção das casas é com base em edificações americanas, seguras e à prova de intempéries, como terremotos, temporais e ventanias.

“A construção neste terreno é bem diferente do que é feito na alvenaria, que é aquela estrutura de pedras e tijolos erguidas com argamassa. No mais grave dos casos, a estrutura pode balançar, mas, não derruba. É baseado em construções americanas, à prova de intempéries. Este não é o nosso caso aqui, a probabilidade de ocorrer é pequena, só que é mais pela segurança mesmo que proporciona”, explicou ao MidiaMAIS Alessandro.

Aço já está ficando em falta no mercado, afirma mestre de obras

Residencial está em fase de construção, na Vila Planalto, em Campo Grande. Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax
Residencial está em fase de construção, na Vila Planalto, em . Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax

Além disso, existe a questão da sustentabilidade, agilidade na construção e o fato da fiação ser toda interna, prevenindo até de possíveis incêndios no residencial. “Estou trabalhando em construções deste tipo há uns sete anos. Acredito que, daqui há algum tempo, a construção de alvenaria nem vai existir mais. E este aço, por incrível que pareça, já estamos ficando em falta no mercado, por conta de tanta procura”, argumentou o mestre de obras.

De acordo com o engenheiro Lincoln Tiickmantel, este sistema de construção tem inúmeras vantagens. “Quando você industrializa, isso traz qualidade. No primeiro caso você depende do pedreiro, até como ele bate a massa. É de qualidade melhor e uniforme, sem falar que é muito mais durável, com durabilidade superior a 100 anos. É um aço que não enferruja”, comentou.

Ainda conforme Linkom, é o sistema construtivo que mais cresce no Brasil. “Não é o que mais é construído, no caso é o convencional, porém, o steel frame é o que mais cresce, por conta das vantagens, como ser mais sustentável. A água também não é usada na construção, somente da fundação, porque é de concreto. Existe até um estudo nosso que, nos canteiros de obras, gastamos mais água para consumo do que para fazer a obra. Além disso, existe a questão de geração de resíduos. Na obra convencional é de 20% a 25% e, no caso do steel frame, gera 2% de resíduos”, argumentou.

Residencial terá dois andares, com casas em espaço de 17 m²

Residencial está em fase de construção, na Vila Planalto, em Campo Grande. Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax
Residencial terá ao todo 30 casas, construída com steel frame e drywall. Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax

No caso deste residencial, serão quartos com banheiro em um espaço de 17 m² e terreno em 771 m², o que inclui estacionamentos e áreas em comum para os moradores. “Aqui eu já trabalhei na construção de um laboratório para um hospital, algumas obras em bairros, tudo feito em steel frame. Recentemente também fui para a cidade de Dourados, onde trabalhei em uma obra nos mesmos moldes. Falo, com toda certeza, que cimento é coisa do passado. Após o aço, que é todo montado, nós fazemos o revestimento em drywall [placas de gesso instaladas] e não existe nem o trabalho de pintura, mas, já vem pronto e fica tudo impecável”, finaliza Silva.

De acordo com o proprietário Enliu Rodrigues Taveira, de 36 anos, serão 4 unidades de apartamento no bloco do fundo e um apartamento mais uma loja no bloco da frente. Além disso, além das casas, existirão as unidades com metragens diferentes de 50 m² a 100 m².

Veja o andamento da obras no residencial:

Leia também:

VÍDEO: Conheça a casa ‘Real', rodeada de flores, antiguidade e histórias em área nobre de Campo Grande

Mansão escondida no Centro de Campo Grande é revelada após demolição; veja imóvel por dentro