VÍDEO: Sucuri defeca em rio e deixa rastros de fezes em Mato Grosso do Sul; veja como é o cocô da cobra

Por onde sai o cocô da sucuri? Cobras não têm ânus e defecam pela cloaca. Registro em Mato Grosso do Sul mostra como são as fezes de uma serpente da espécie

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sucuri fezes fezes de sucuri
Guia conseguiu fazer registro das fezes da sucuri que ele chama de Vovózona em MS – (Fotos: Reprodução/Vilmar Teixeira)

Como todo ser vivo, as sucuris também defecam. Mas se engana quem pensa que essas cobras têm ânus. Isso porque o cocô da sucuri sai pela cloaca, uma cavidade onde se abrem os canais urinários, intestinal e o aparelho genital da maioria dos répteis. É por esse orifício que as majestosas sucuris despejam suas fezes e urina na natureza – além dos filhotes, quando é o caso.

Mas, você já viu como são as fezes de uma sucuri? Registro feito em Mato Grosso do Sul mostra os dejetos de Vovózona, a sucuri mais conhecida do Brasil. Em vídeo gravado para seu canal no YouTube, o guia Vilmar Teixeira conseguiu captar imagens do cocô dessa cobra.

Na gravação, Vovózona aparece submersa no Rio Formoso, em Bonito, e as fezes se espalham pelas encostas. Para internautas que acompanham o dia a dia das serpentes no canal de Vilmar, por serem esbranquiçados e aparentemente líquidos, os dejetos lembram os de passarinhos, só que numa versão bem maior.

Veja como são as fezes de sucuri:

https://youtu.be/77DZEyc_t7E?t=491

Sucuri está grávida

Vale lembrar que a sucuri Vovózona está grávida, depois de ter virado uma estrela internacional desde que foi flagrada acasalando com quatro machos durante o mês de setembro, em Mato Grosso do Sul.

O período de reprodução das sucuris-verdes ocorre todo ano no outono brasileiro e o último acasalamento grupal de Vovózona terminou no início de outubro. De acordo com Daniel De Granville, biólogo especialista na espécie, o acasalamento de sucuris dura semanas, podendo chegar tranquilamente a um mês, e os machos se revezam no processo com uma única fêmea.

Agora, a cobra está grávida e vai gerar seus filhotinhos pelos próximos 7 meses, até dar à luz. Com a barriga cheia de bebês, a sucuri foi flagrada descansando e já se movimentando de forma mais lenta em seu habitat.

Como sempre, quem fez o flagra foi o guia local e monitor ambiental Vilmar Teixeira, o “pai” das sucuris. Na gravação, Vilmar diz acreditar que ela é a maior sucuri já vista no Pantanal, mas não sabe estimar a espessura e o comprimento da cobra. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=OMtbXtBWn1Q&feature=emb_title

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Conteúdos relacionados

jorge e mateus ms turne despedida