Não deu mesmo… a produção da novela até tentou, mas não foi possível rodar as cenas da festa do casamento de Jove e Juma no de Mato Grosso do Sul, como era do desejo do autor. A saída foi montar um pantanal “fake” no Clube do do e convocar todo mundo para a externa: até gente de MS participou das filmagens no Rio.

Os músicos Paulo Simões, Marcelo Ribeiro e Guilherme Rondon foram três dos ilustres convidados para o “momento sublime”. Ao lado de Marcos Palmeira, Almir Sater e Gabriel Sater, eles brilharam mostrando o que sabem fazer de melhor: música.

Músicos de MS em participação no Rio – (Fotos: Arquivo Pessoal/Reprodução das Redes Sociais)

O estilo musical da região pantaneira terá forte destaque nas cenas da festa de casamento dos noivos. Também se fizeram presentes os atores Cláudio Galvan (Ary), Dira Paes (Filó) e Cacá Amaral (personagem ainda não revelado). Galvan filmou tudo e entregou:

“Chegando aqui para gravar mais cenas lindas de ‘Pantanal'. Estamos aqui numa locação maravilhosa. Rio de Janeiro é incrível, olha isso. Clube dos Bombeiros, um lugar lindo”, contou o ator. Os protagonistas Alanis Guillen (Juma) e Jesuíta Barbosa (Jove) não foram registrados por nenhum bastidor. O visual é segredo.

Com sanfonas, violas, violões e outros muitos instrumentos, a gravação da roda de cantoria no pantanal “fake” seria da festa de casamento dos dois. O fato das cenas terem sido rodadas na última sexta-feira (8) praticamente descarta um retorno do canal à Mato Grosso do Sul antes que o folhetim termine. Confira alguns trechos:

Rio de Janeiro, o plano B

Apesar de gravar várias sequências gerais em paisagens cariocas que simulam o pantanal, o importante desfecho casal protagonista jovem não deveria ter sido feito da mesma forma, justamente por sua relevância. E os planos nunca foram esses…

De acordo com a coluna de Patrícia Kogut, do jornal O , a emissora filmou no bioma sul-mato-grossense os momentos em que quase todos os atores aparecem como convidados da festa após a cerimônia. No entanto, os enquadramentos mais fechados nos personagens seriam feitos nos Estúdios Globo, com uma espécie de “gambiarra” para juntar as cenas, numa edição modo “Frankenstein”.

O canal antecipou em três semanas o fim das gravações da novela “Pantanal” em MS. A segunda fase de filmagens teve início na segunda semana de maio e a equipe ficaria no Pantanal de até o dia 9 de julho, mas todos acabaram partindo na metade de junho após uma onda de Covid-19 que assolou atores e integrantes da produção.

Ainda segundo a colunista, a emissora avaliava a possibilidade de retornar a Mato Grosso do Sul mais uma vez, para uma temporada mais curta, a fim de gravar outras cenas importantes que não puderam ser captadas na última vinda. Entre elas, a aparição dos filhos do autor Bruno Luperi em território pantaneiro, no casamento de Jove e Juma.

Agora, com a sequência rodada oficialmente no Rio de Janeiro, inclusive com passagens externas de roda de viola, já é certo que a equipe de “Pantanal” dificilmente retornará a MS para finalizar algum trabalho do folhetim.

Já percebeu outras cenas que claramente não foram gravadas no pantanal, mas que na novela são mostradas como se fossem em Mato Grosso do Sul? É a magia da ficção… Conte para o MidiaMAIS tudo o que você já reparou de legal e ruim no folhetim.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.