Em a noite de autógrafos, realizada na última quinta-feira (15), o poeta douradense Emmanuel Marinho apresentou aos leitores de Mato Grosso do Sul a sua 9ª obra literária. A produção é uma homenagem a São João e foi lançada no Bazar da .

“Este é um momento de celebração de mais um trabalho que chega em um bom momento. O {Poema Secreto de S.J} é uma mensagem de paz em tempos de guerra”, explica o autor que faz uma invocação ao amor e à vida.

A nova produção de Marinho, que recentemente foi homenageado pela Câmara Municipal de ,  foi concebida com financiamento da prefeitura de Dourados por meio do FIP (Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural).

A respeito da sua iniciação no mundo da literatura, o poeta sul-mato-grossense lembra que tudo começou quando ainda era criança, dentro sua própria casa, apesar do pai ser pedreiro de profissão. Os primeiros contatos com a poesia vieram através da mãe que foi professora e dona de uma livraria na cidade e também com a avó materna Nina, de quem herdou o dom da interpretação.

 “Sempre tive muito gosto pelas palavras desde criança e uma das minhas brincadeiras prediletas era escrever livros em cadernetinhas. Com nove anos eu já fazia isso. Penso que aprendi a escrever fazendo poesia. Já tinha esse sentimento comigo, só tinha dúvidas se queria ser poeta, artista plástico ou ator, porque eu já tinha até circo no quintal minha casa”, conta Marinho que acabou juntando as três coisas em uma só.

Obras de Emmanuel

Livros: Ópera 3 (1980), Cantos de Terra (1982), das Violetras (1983), Margem de Papel (1994), Satilírico (1995), de Poemas (1997), Caixa das Delícias (2003), Encantares (2015), Peuena Ópera (2022) e o Poema Secreto de S.J (2022).

: gravou o disco Teré, que reuniu nomes singulares da música brasileira – Itamar Assumpção, Paulo Lepetit, Toninho Ferragguti, Alzira Espíndola, Pedro Luis e a Parede, entre outros. Em 2015 lança o CD ENCANTARES em parceria com Paulo Lepetit

Teatro: criador e intérprete dos espetáculos “Margem de Papel”, “O Encantador de Palavras”, “Satilírico”, “Solo para Palavras e Sanfona de Brinquedo”, “Tudo Porã por Aqui”, “Porã”, “A Bicicleta do Poeta”, “Encantares”, “Com a Palavra, o Poeta!”, espetáculo solo, com encenação e texto do poeta.