Prestes a completar um mês no ar, a novela “Pantanal” ainda vem causando certos estranhamentos para moradores da região do bioma sul-mato-grossense. Ver a cultura representada na telinha, com certas adaptações como em toda ficção, tem deixado alguns pantaneiros incomodados.

Um dos maiores desgostos foi o protagonista Zé Leôncio, ainda na primeira fase, chupando manga com uma colher. “Aqui no MS não se faz assim, os pantaneiro pira”, pontuou um do Midiamax, nas redes sociais.

“Estou gostando, acho que falta só o cigarrinho e o masca-masca do fumo de mascar que ainda não vi e que a maioria dos peões faz. O golinho de birita antes de comer também… Mas tá bom, eu gostei, o nosso tereré também tá ótimo”, avaliou uma pantaneira em depoimento sobre a trama.

Para colocar o remake de “Pantanal” no ar, a TV passou quatro meses com elenco e equipe em . De setembro a dezembro de 2021, as gravações ocorreram na própria região pantaneira, onde os artistas tiveram contato direto com a cultura que está sendo representada.

O detalhe da manga sendo chupada com o auxílio de uma colher foi parar até no Twitter, e os leitores não cansam de se manifestar repetidamente a respeito desse “erro”. A ausência do “masca-masca” do fumo também é sentida e pontuada com frequência nos canais do MidiaMAIS.

Tudo isso pode parecer bobeira ou implicância, mas são detalhes que, para quem vivencia a cultura pantaneira, podem soar ofensivos, como o fato do protagonista ter feito suas refeições usando chapéu na primeira fase.

https://twitter.com/marcoslacerda89/status/1511868910462717959

Peões mal representados?

Quando “Pantanal” estreou, o MidiaMAIS preparou uma lista com 5 fatos que já estavam matando os pantaneiros de raiva. Agora, essa lista acaba de aumentar com as novas reclamações, além da alteração gráfica no Morro do Paxixi.

Apesar dos “resmungos”, a novela é acompanhada com afinco não só na região do bioma, mas em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil. Os sul-mato-grossenses, pantaneiros e não pantaneiros, estão vidrados com o folhetim da TV Globo. O país segue a paixão e “Pantanal” já é o maior fenômeno da Globo nos últimos 3 anos.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.