Ovos ucranianos são opção de presente na páscoa em Campo Grande; saiba quanto custa

Repletos de significados, pêssankas são ovos coloridos feitos à mão e descendente de ucranianos promove a cultura do país em MS
| 02/04/2022
- 14:23
pessankas
Tradição da ucrânia pode ser boa opção para presentear na Páscoa em MS - (Fotos: Arquivo Pessoal)

Pertinho da páscoa, sul-mato-grossenses já estão escolhendo ovos para presentear a parentada e uma ótima opção são os pêssankas, ovos coloridos à mão: tradição ucraniana que vem de milhares de anos atrás, quando os mesmos eram preparados para serem oferecidos às divindades no início da primavera — que, seguindo o calendário europeu, acontece justamente no período de páscoa.

Descendente de ucranianos, Vanessa Jerba tem 42 anos e vive em Campo Grande. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, ela é bióloga por formação e veio para a Capital sul-mato-grossense a trabalho. Mesmo longe de sua terral natal, a cultura eslava, da qual a Ucrânia faz parte, segue em seu DNA. Através do artesanato, a bióloga difunde os costumes de sua origem, produzindo Mótankas — bonecas feitas de pano que são tradicionais no país do leste europeu — e os pêssankas, ovos coloridos que guardam muito da simbologia ucraniana, mas possuem significados universais.

pessanka 1 - Ovos ucranianos são opção de presente na páscoa em Campo Grande; saiba quanto custa
Alguns dos ovos feitos por Vanessa - (Fotos: Arquivo Pessoal)

"Eu aprendi a escrever pêssankas ainda na adolescência, quando morava ainda na minha cidade natal. À época eu participava de um grupo folclórico ucraniano, onde desenvolvíamos não apenas as danças folclóricas, mas também algumas artes manuais. Desde então, escrevo pêssankas, mas apenas há aproximadamente 4 anos, tenho-as escrito sob encomendas", comenta.

A arte da pêssanka é totalmente manual e com uma técnica bastante específica, chamada de "batik". "Todas as pêssankas são escritas em cascas naturais de ovos, que podem ser cheios ou esvaziados. Eu, particularmente, trabalho apenas com ovos esvaziados. A técnica para escrita consiste em escrever os símbolos nas cascas dos ovos com cera de abelha derretida, com auxílio de uma ferramenta específica chamada 'kistka' ou com uma ponta de caneta-tinteiro", detalha Vanessa ao MidiaMAIS.

metodo - Ovos ucranianos são opção de presente na páscoa em Campo Grande; saiba quanto custa
Como as pêssankas são feitas - (Foto: Reprodução)

Conforme ela, a aplicação da cera sobre o ovo é para preservar a cor que está na casca. "Por exemplo, a maioria das pêssankas se inicia com os símbolos e detalhes em branco, que é a cor natural do ovo. Assim que todos os detalhes brancos forem 'selados' (receberam a aplicação da cera), inicia-se o processo de coloração, que deve ser do corante mais claro para o mais escuro", descreve a artesã, em relação à técnica.

As cores mais tradicionais são: amarelo, laranja, vermelho e preto, seguindo essa ordem. Demais cores são aplicadas de maneira particular. A casca do ovo deve ficar mergulhada por um tempo no corante e depois de ser retirada e seca, recebe a aplicação da cera de abelha derretida com novos símbolos e detalhes na cor que está na casca e assim por diante.

"Ao final do processo, a casca do ovo é aquecida (na chama da vela ou com secador de cabelo), derretendo toda a cera que foi aplicada para escrever os símbolos. É nesse momento que vemos o resultado final da escrita. Chamamos esse processo de revelação, pois é ele que revela a pêssanka", explica a bióloga.

tabela de simbolos pessanka - Ovos ucranianos são opção de presente na páscoa em Campo Grande; saiba quanto custa
Significados dos símbolos - (Foto: Reprodução)

O mais legal nisso tudo é que cada desenho na casca do ovo tem um significado. Na época pagã, esses ovos eram preparados para presentear as divindades no início da primavera e, com o surgimento do cristianismo, passaram a fazer parte dos rituais de Páscoa.

A palavra pêssanka vem do verbo ucraniano "pessate" que significa escrever, pois na verdade os "desenhos" vistos em uma pêssanka são símbolos ancestrais que transmitem uma mensagem. "Por exemplo, ao querer desejar prosperidade e fartura a alguém, utilizamos na escrita da pêssanka ramos e grãos de trigo, assim como se desejarmos amor, caridade e amizade, escreveremos flores", pontua Vanessa.

"A pêssanka traz consigo uma rica simbologia perpetuada pelos povos eslavos ao longo da história, como também traz sentimentos de renovação e esperança. Muitos ucranianos a consideram como um amuleto familiar", conta a descendente.

pessanka 1 1 - Ovos ucranianos são opção de presente na páscoa em Campo Grande; saiba quanto custa
Mais algumas das produções da descendente de ucranianos - (Fotos: Arquivo Pessoal)

Pêssankas em MS

Conforme a artesã, existe uma boa recepção dos campo-grandenses às artes ucranianas. "Muitas pessoas, não só da cidade, como também do estado de me enviam mensagens com elogios e demonstram interesse em conhecer mais sobre a arte e a história da Ucrânia. Além disso, já tive a oportunidade de conhecer pelas alguns poucos descendentes de ucranianos que também moram aqui", afirma.

Para a páscoa, as pêssankas acabam por ser uma alternativa cheia de simbolismo para presentear alguém especial, e essa opção existe na Capital de MS.

Ao MidiaMAIS, a descendente de ucranianos detalha que os preços são bem variados e que o tamanho das cascas dos ovos é o principal fator levado em conta.

Os preços variam de 30 reais (ovo de codorna), chegando a 450 (de avestruz). "Quanto às encomendas, basta entrar em contato comigo. Não existe um número mínimo de peças", finaliza a artesã, que está disponível para contato na rede social abaixo:

Veja também

Confira programação dos principais eventos de Campo Grande entre esta sexta-feira (24) e domingo (26)

Últimas notícias