Conhecido por conviver com sucuris há mais de 14 anos em Mato Grosso do Sul, o biólogo e fotógrafo Daniel De Granville publicou em suas redes sociais imagens raríssimas de um “bolo” de sucuris-verdes acasalando na região de Bonito, a aproximadamente 297 quilômetros de Campo Grande.

No vídeo, as cobras aparecem amontoadas fazendo sexo em grupo. Segundo o fotógrafo, não foi possível estimar quantas sucuris estavam participando do ato. “Era difícil contar no meio daquela maçaroca toda, mas deu pra identificar pelo menos quatro machos naquele momento”, disse Daniel ao Jornal Midiamax. Veja:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Daniel De Granville (@danieldegranville)

O registro impressiona pelo tamanho das cobras, o peso e a força de cada uma delas, sendo que as mesmas formam uma espécie de “bolo” para acasalar. Quanto a essa forma de reprodução, o biólogo explica: “As sucuris possuem um sistema de acasalamento chamado ‘poliândrico', onde uma única fêmea copula com vários machos (às vezes mais de 12!) que se revezam no processo”, esclarece.

Há ainda quem confunda o grupão com uma mãe acompanhada de seus filhos. “Elas são muito maiores e mais pesadas do que eles, então, às vezes, as pessoas encontram este agregado e pensam que é uma fêmea com seus filhotes, quando na realidade é acasalamento”, pontua o fotógrafo.

As imagens foram gravadas já há alguns anos em – Daniel não especificou quantos – mas chocaram os seguidores do biólogo. Perplexos com a cena, internautas chegaram a brincar pedindo para que o fotógrafo abra um canal para divulgar mais vídeos do tipo em um site para adultos.

“Que coragem”, “Meu sonho é ver uma sucuri, imagina uma amorosa”, “Bacana, só espero que não tenha empatado a fod*”, foram alguns dos comentários na publicação, além da maioria, como sempre, admirando o trabalho único de Daniel com a espécie.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Daniel De Granville (@danieldegranville)

Reconhecido

Com pós-graduação em científico, o biólogo, nascido em Ribeirão Preto (SP), Daniel De Granville trabalha como fotógrafo da natureza, ministra workshops de fotografia e atua como guia para públicos de interesses especiais. Ele já ganhou diversos prêmios com suas fantásticas imagens e gosta de conduzir expedições com objetivos peculiares, como fotografar onças no , mergulhar com sucuris ou nadar com botos na Amazônia.

O interesse pelas cobras passou a ser ofício somente em 2007, quando Daniel foi procurado por um cliente estrangeiro que gostaria de fazer registros fotográficos subaquáticos destas serpentes. “Foi então que comecei a me informar mais sobre as possibilidades e cuidados necessários para poder oferecer isto como uma atividade a quem se interessasse”, contou ele ao MidiaMAIS.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Daniel De Granville (@danieldegranville)

De Granville viveu mais de 20 anos em Mato Grosso do Sul, na região de Bonito. Seus principais trabalhos foram feitos no Estado, em áreas do município turístico e do Pantanal, mas o fotógrafo deixou MS em novembro de 2021. Buscando novos desafios, ele agora vive em Florianópolis e, frequentemente, resgata seus arquivos da época em que residiu em terras sul-mato-grossenses.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Daniel De Granville (@danieldegranville)