A Agência Espacial Brasileira (AEB) completou 28 anos nesta quinta-feira (10) e comemora a data com uma série de eventos. Entre eles, a exposição do fotógrafo sul-mato-grossense João Garrigó, que foi convidado pela AEB para mostrar seu trabalho na exibição "Da Terra à Lua".
A exposição teve como foco mostrar um lado mais sensível e humanizado do Programa Espacial Brasileiro (PEB), focando em pessoas e histórias, além das belezas naturais do entorno das instalações espaciais pelo Brasil.

De forma online e presencial, a exposição aconteceu durante esta quinta-feira e contou com a presença de importantes nomes do setor espacial brasileiro, como Marcos Pontes, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O trabalho de João visa demonstrar o contraste existente entre os stakeholders do setor no Brasil, enquanto traz luz à determinação da AEB em trazer benefícios socioeconômicos à população brasileira que tanto anseia por desenvolvimento, mesmo mantendo suas tradições.
"Com essa minha expedição pelo setor espacial brasileiro pude ver e entender a importância do Programa Espacial nas nossas vidas. Agora tenho a certeza que investir em ciência e tecnologia é investir em educação, saúde, infraestrutura e qualidade de vida. Vejo que a AEB sonha em ver no futuro engenheiros ou até mesmo astronautas das agrovilas de Alcântara", conta ele sobre sua experiência.

João atua como fotógrafo há mais de 12 anos, e já ganhou diversos prêmios importantes, como o New Holland de Jornalismo, que o deram destaque no cenário nacional. Para a criação da exposição, o fotógrafo viajou pelas cidades de Natal, Brasília e Alcântara para fotografar pontos importantes para o Programa Espacial Brasileiro.
Ao Jornal Midiamax, o fotógrafo revelou que antes nunca tinha ouvido falar na AEB. "Pude conhecer lá, eu nunca tive nem ideia, não sabia nem que existia uma Agência Espacial. Agora tô sabendo e sei que fazem um trabalho maravilhoso, pensando mesmo na população. Ainda que os recursos não são muitos, mas eu pude ver, ainda mais nos dias que fiquei dentro da agência, que são todos trabalhadores em prol do projeto, desse programa espacial", declarou.
