Maria Gorete de Moura passou por momentos difíceis enquanto estava internada em psiquiátrico, onde as únicas companhias eram um caderno e uma caneta que ali haviam. Imersa na solidão, ela encontrou nesses dois objetos a inspiração para escrever poesias. O passatempo não ficou recluso ao tratamento e, agora, os mesmos textos ganharam tamanha força que foram transformados em um livro. Com uma narrativa sensível de quem tentou se reencontrar em si mesma, ‘ Secreto' retrata um período de superação da escritora e será lançado na próxima quinta-feira (28) em .

Segundo Maria, o momento em que esteve internada foi “quando se viu sob grilhões sentimentais”. Ao MidiaMAIS, ela contou que buscou ajuda psiquiátrica há muitos anos e que até hoje faz o tratamento. Em um desses períodos, a vista da janela do seu quarto era o escape para buscar refúgio nos pequenos detalhes da rotina. Mas ao voltar para e realidade, se encontrava apenas com a sua caneta e os papéis.

“Para mim, eles [companheiros] eram folhas soltas e uma caneta. Escrevi nos momentos não agradáveis, podendo saber da grande importância dos laços, que quase tiraram minha liberdade. Deles, fiz poemas, refletindo meu verdadeiro estado de espírito”, recorda.

Assim, a obra Jardim Secreto é um fruto do desse período em que esteve internada.

Maria lança ‘Jardim Secreto'

Membro da União Brasileira de Escritores desde 1987, Maria Gorete já tem uma longa trajetória no universo lírico. Em sua nova obra, ela tratou de temas delicados com uma narrativa sensível. Gorete busca demonstrar que todo indivíduo é suscetível de experimentar más situações, mas que poderá ser objeto de mudança. 

“A importância que este livro teve para mim foi descobrir que pessoas com patologias similares a minha poderão dizer a si mesmos e ao mundo inteiro: eu sou capaz”, reflete.

Jardim Secreto será lançado na próxima quinta-feira (28), às 15 horas, na Biblioteca Municipal Anna Prado Bastos, localizada no de Campo Grande. O evento é aberto ao público.

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok
Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.