A 17ª. Edição do Festival de Cinema do Vale do terminou no último sábado elegendo o filme Madalena de Madiano Marcheti, como o grande vencedor da Mostra Competitiva de Longas. O filme, gravado em Dourados-MS, fala sobre a invisibilidade de pessoas trans diante da violência contemporânea, tendo como o agronegócio. O prêmio especial do foi para “Aquilo Que Eu Nunca Perdi”, de Marina Thomé, documentário sobre a artista Alzira E..

O filme “Imaginação” dos alunos da Reynaldo Massi, de Ivinhema, foi o vencedor da Mostra Competitiva de Curtas. O filme recebeu o valor de 1.000 reais. Na segunda colocação ficou o curta “O dom de poder aparentar ser”, que foi premiado com 600 reais e em terceiro, “O mistério de Miles”, que voltou para casa com 400 reais. A premiação aconteceu no último sábado, 30.

A premiação aconteceu no último sábado, 30 – Foto: Elis Regina Nogueira


Na noite de premiação, que foi uma homenagem à cultura japonesa, cuja Associação teve início na Fundação Nelito Câmara, foi exibido o filme “Flores de Bálsamo”, de Henrique Arakaki, Karen Freitas e Lucas Miyahira, que mostra de forma poética a resistência cultural da comunidade oquinauana de para preservar sua identidade. A oficina de fotografia, de Elis Regina Nogueira, realizada durante o Festivali também teve seus resultados apresentados.

O grupo de dança da Associação Nipo-brasileira de Ivinhema deu início à premiação, que foi encerrada com o grupo de Taikô, tambor oriental, também da instituição. O Festivali de 2022 ficará marcado pela forte presença das inquietações da América Latina atual, mostrada em filmes importantes, pelo belo show do cantor e compositor Arnaldo Antunes e do concerto de Clássicos do Cinema com a orquestra Prelúdio. Também foi um ponto alto a exibição do filme Dom do Vale, de Ricardo Câmara, que conta os 18 anos da Fundação Nelito Câmara, que foi o tema deste ano.

Apresentação de Taikô, tambor oriental – foto: Elis Regina Nogueira

O presidente do Júri da Mostra Competitiva de Longas foi Carlos Diehl, produtor executivo, com participação dos professores universitários e críticos de cinema, Júlio Bezerra e Cleiton Sales. A Mostra de Curtas foi presidida pela jornalista e fotógrafa Elis Regina Nogueira, com participação deste Jornalista.

Longas Premiados

Grande Vencedor- Madalena, de Madiano Marcheti
Melhor Direção- Madiano Marcheti (Madalena)
Melhor Ator- Nathuel Pérez Biscayart (O Empregado e o Patrão)
Melhor Atriz- Clébia Souza (Fortaleza Hotel)
Melhor Ator Coadjuvante- Cristian Borges (O Empregado e o Patrão)
Melhor Atriz Coadjuvante- Lee Young-Lan (Fortaleza Hotel)
Melhor Fotografia- Guilherme Tostes e Tiago Rios (Madalena)
Melhor Roteiro- Leandro Maciel e Cesar Cabral (Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente)
Melhor Montagem- Marina Thomé (Aquilo Que Eu Nunca Perdi)
Melhor Técnico de Som- Camila Machado, Olívia Hernandez, Martha Suzana e Apollo Campos- (Chão)
Melhor Edição de Som- Simone Alves e Ricardo Zollner (Aquilo Que Eu Nunca Perdi)
Melhor Trilha Sonora- André Abunjamra e Márcio Nigro (Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente)


A lista completa dos Curtas premiados é:

1º. Lugar: Imaginação (EE Reynaldo Massi)
2º. Lugar: O dom de poder aparentar ser (EE Reynaldo Massi)
3º.Lugar: O Misterio de Miles (EE Reynaldo Massi)
Menção Honrosa: Elé a Erre (EE Reynaldo Massi)