Festival celebra 18 anos da Fundação Nelito , com exibição de filmes nacionais, internacionais, oficinas gratuitas e a ilustre apresentação de Arnaldo Antunes.

Acontece entre os dias 24 e 30 de abril a 17ª edição do Festival de do Vale do , no município que fica cerca de 290 Km de distância da capital. Realizado pela Fundação Nelito Câmara, por seu Presidente Ricardo Câmara e curadoria de Joel Pizzini, a nova edição comemora os 18 anos da Fundação, com programação especial envolvendo todas as artes desenvolvidas por lá e apreciadas pela comunidade ivinhemense.


Depois de um hiato de dois anos, por conta da pandemia, o Festivali volta com uma fina seleção de longas e curtas, serão realizadas oficinas audiovisuais gratuitas e a ilustre participação musical de Arnaldo Antunes, além dos convidados que também participarão da programação, como Divino Xavante, um dos mais conhecidos cineastas indígenas do país.

Público infantil tem incentivo das escolas a participarem – Foto: Elis Regina Nogueira

“Nesta edição também teremos uma oficina de ‘Critica de Cinema', voltada aos professores, pois é importante que eles entendam a linguagem audiovisual, além de fortalecer a relação do cinema com a escola. Outra oficina é com Ramiro Gomes, representando o Paraguai, ele dará uma oficina de edição. Também vai acontecer uma oficina de Fotografia com Elis Regina Nogueira e uma oficina de realização audiovisual, com Divino Xavante, um realizador indígena de MT que terá uma obra sua, como diretor, exibida”, adianta Ricardo Câmara.

Na abertura do Festival, dia 24, será exibido o que conta a história da fundação, “O Dom do Vale – 18 anos Luz da Fundação Nelito Câmara”, logo após haverá um concerto com a orquestra Prelúdio, regido pelo Maestro Eduardo Martinelli, onde serão executados os grandes clássicos do cinema mundial.

O Festival este ano terá uma mostra competitiva de longas; a tradicional mostra competitiva de curtas e, pela primeira vez, a mostra de filmes de animação. No dia 29, haverá um concerto com o músico Arnaldo Antunes e, no dia 30, apresentações culturais com a Associação Nipo de Ivinhema, concebido na Fundação.

Sendo um dos mais tradicionais festivais de Mato Grosso do Sul, pelo Festival de Cinema de Ivinhema já passaram figuras célebres como Eliane Lage, com uma mostra com todos os seus filmes; Delinha, com a exibição de seu documentário, com direito a show; a grande Atriz e Cantora Zezé Motta, com seu show “Divina Saudade”, em homenagem a Elizete Cardoso e a cantora Perla, com seu rico repertório com músicas de fronteira.

Festival de Cinema do Vale do Ivinhema
Quando: de 24 a 30 de Abril, em Ivinhema – MS
Onde: Galpão das Artes
Instagram: @fundacaonelitocamara