A pandemia de Covid-19 proibiu a realização de eventos — especialmente os de grande porte — por dois anos. Nesse meio tempo, uma tradição antiga na cidade de , a 149 quilômetros de Campo Grande, foi interrompida. Famosa na região, a Encenação da Paixão de Cristo do município é a mais famosa de Mato Grosso do Sul. Na Páscoa de 2022, é a primeira vez que teatro será realizado com a presença dos fiéis.

Informação foi confirmada ao MidiaMAIS pela Sectur (Secretaria de Cultura e de Aquidauana). Conforme a secretaria, a Encenação foi suspensa em 2020. Já em 2021, a celebração foi realizada como uma curta-metragem transmitida em live, com cenas gravadas em pontos turísticos e culturais da cidade. Apesar das adaptações, o público estava com saudade do formato tradicional.

Assim, a Encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana será realizada no dia 15 de abril, às 19h, em frente à Igreja Matriz, localizada na Praça Nossa Senhora da Conceição. A entrada é gratuita.

“As expectativas para esse ano estão grandes, estão tendo muito apoio da população, participação de várias pessoas direta e indiretamente”, informou a Sectur.

Grupo de Teatro – Encenação da Paixão de Cristo

Ao todo, 120 pessoas estão envolvidas com a peça. Nesta edição, o responsável pela encenação é o Grupo de Teatro Aquidarte. O Pastor Evangélico Geisson Augusto interpretará ‘Jesus Cristo', enquanto ‘Maria' será vivida por Elizete Kochhann, católica da Comunidade São José da Vila 40.

Além deles, vários atores de outras cidades da região, como Nioaque, Anastácio, e Campo Grande, integram o elenco.

A direção da peça é de Humberto Torres, enquanto a realização é trabalho da Abimc com apoio do Governo do Estado de MS, através da FCMS, da Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio da Sectur, Câmara Municipal de Vereadores e de empresários locais.

O 7º evento da Paixão de Cristo integra o calendário oficial de eventos de Aquidauana. Em sua quarta edição, passou a compor o calendário nacional de eventos do e é considerado o maior teatro ao ar livre do Estado.

Curta-metragem em 2021

A tradicional Encenação da Paixão de Cristo foi transmitida por um curta-metragem em 2021, filmado em pontos turísticos de Aquidauana. As gravações foram realizadas no Morro do Paxixi, Parque da Lagoa Comprida, Casa Paroquial, Igreja Matriz, entre outros locais.

Na época, o ator e diretor teatral Humberto Torres afirmou que o objetivo principal, além de promover o desenvolvimento do turismo local e religioso, é divulgar os pontos turísticos da cidade que recebe a encenação há muitos anos.

No ano passado, por conta da pandemia de coronavírus, a 6ª edição foi transmitida na modalidade drive-in, respeitando o distanciamento social entre os moradores e turistas, passando em telões. O curta também foi transmitido por lives, através das da prefeitura e do teatro, pelo Instagram e Facebook.

Para quem desejar assistir a peça do ano passado, basta acessar o vídeo abaixo:

Calendário Cristão

A Paixão de Cristo é o termo teológico utilizado para descrever a trajetória, eventos e os sofrimentos que Jesus Cristo passou nas horas que antecederam seu julgamento e, posteriormente, sua execução da cruz. É um dos principais eventos para o calendário cristão.

A Sexta-feira Santa (15) é o dia em que se recorda a morte de Jesus, que foi crucificado ao lado de dois ladrões. O sábado Santo ou Sábado de Aleluia é o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo na Semana Santa. Esse é visto como o dia da espera, em que os cristãos, junto ao sepulcro, aguardam sua ressurreição.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok


Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.