Direção faz operação, corta Pantanal às pressas e tira 5 capítulos do remake por medo

Saiba o motivo do desespero da emissora para alterar os capítulos do remake de Pantanal
| 07/04/2022
- 12:19
renato-goes-marcos-palmeira-pantanal
Renato Goes é Zé Leôncio na primeira fase e Marcos Palmeira é o mesmo personagem na fase definitiva - (Fotos: TV Globo)

Escrita em 19 capítulos, a primeira fase do remake da novela "Pantanal" está sofrendo mudanças nas ilhas de da TV Globo. O salto no tempo de 20 anos na história aconteceria no dia 18 de abril, mas a direção reavaliou os capítulos e decidiu apressar a mudança de fase.

Antes da estreia, a Globo cogitou até esticar a fase inicial da novela se os números de audiência fossem explosivos. Mesmo agradando, o receio do fugir da trama diante de cenas lentas, levou o canal a tomar uma atitude drástica e reeditar os episódios que já estavam finalizados.

As principais críticas ao remake envolviam justamente o ritmo da primeira semana, e, conforme a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, o diretor Rogério Gomes, ao rever os capítulos, concordou que tudo estava uma "paradeira".

A partir daí, segundo o portal, a direção fez uma operação para dar agilidade à história, que estava com sequências muito longas e paradas, sem textos, focando apenas em imagens. A trama não andava e nada acontecia. O primeiro capítulo original chegou a ser exibido em três no remake da Globo.

Com os ajustes, o folhetim perdeu cerca de cinco capítulos. Rógerio Gomes, de acordo com o Notícias da TV, considerou que certas passagens estavam muito arrastadas e o medo do público cansar e fugir da novela bateu forte. Para evitar mais críticas e essa possível perda, ele acelerou os episódios.

A reedição já pode ser sentida. Inicialmente, a TV Globo divulgou um resumo em que o nascimento de Juma Marruá aconteceria nesta quinta-feira (7), mas a cena foi ao ar na terça (5), escancarando a rapidez da edição para correr com a história e segurar o telespectador.

Após as mudanças, fase definitiva de "Pantanal" que estava prevista para começar em 18 de abril, no capítulo 19, agora está prevista para iniciar no dia 12, data correspondente ao capítulo 14 do remake — 5 a menos do que fora programado inicialmente.

Veja também

O disco já está nas plataformas digitais desde sexta-feira, 24, e saiu também no formato físico, em CD

Últimas notícias