É só falar no nome que todo mundo já fica interessado. Neste sábado (28), comemora-se o Dia Mundial do Hambúrguer para homenagear essa iguaria democrática servida em variados países. Com base de carne, pão e queijo, atualmente a receita conta com inúmeros ingredientes, modificações e até adaptações para o universo vegano. Independentemente da versão, hoje, fãs do mundo inteiro estão unidos para celebrar o delicioso sabor do hambúrguer. Marcelo é um deles. Morador de , ele aprendeu a fazer a sua própria receita que já virou tradição na família.

Ao MidiaMAIS, Marcelo Jeronymo Serra, de 26 anos, compartilhou como o interesse pelo preparo do hambúrguer nasceu e, de quebra, ainda ensinou o passo a passo da sua famosa receita na churrasqueira. O jovem trabalha como engenheiro civil e descobriu o seu hobby pela despretensiosamente.

Tudo começou ao assistir às temporadas do reality show Masterchef, da Band. A série foi o pontapé inicial para incentivar Marcelo a se aventurar na cozinha. Primeiro, passou a fazer hambúrguer na frigideira até conseguir experiência para arriscar em um novo preparo.

“Comecei a fazer na frigideira porque não tinha churrasqueira em casa. Mas sempre foi o básico ‘pão, carne e queijo'. Até que um dia fui à casa da minha namorada e resolvi arriscar a fazer na churrasqueira e todos gostaram”, recorda.

Da tentativa ao hobby

O sucesso entre familiares e amigos motivou Marcelo a aprimorar suas receitas. Atualmente, ele já é conhecido no círculo social por gostar de preparar o hambúrguer. Além disso, ele também conta com uma ajuda muito especial.

“Foi aí que comecei a fazer algumas vezes. Cheguei a fazer para amigos, família e até para o pessoal que trabalha comigo. Minha namorada sempre me ajudou na parte dos molhos e fritar bacon, ovo, etc.”

A intensão, agora, é treinar receitas mais elaboradas de hambúrguer.

Receita de hambúrguer na churrasqueira

Ao MidiaMAIS, Marcelo afirma se tratar de uma receita bem simples em que as pessoas podem soltar a criatividade para colocar os recheios e acompanhamentos desejados. Se você planeja fazer uma noite de hambúrguer para várias pessoas, então essa receita é para você. Confira:

Ingredientes

  • 1 kg de carne moída para hambúrguer (de preferência ponta de costela);
  • Queijo desejado (muçarela, cheddar, prato, etc.);
  • Pão de hambúrguer equivalente à quantidade desejada;
  • Sal e pimenta-do-reino;
  • Molho a gosto.

Modo de preparo

  1. Pegue a carne moída, faça bolinhas e achate até ficar no formato de hambúrguer;
  2. Depois, com a churrasqueira já acesa, leve a carne para assar sem tempero;
  3. Quando a carne já estiver na brasa, coloque sal e pimenta-do-reino de um lado. Ao virar a carne do outro lado, coloque o tempero também;
  4. Após selar a carne, suba ela até acertar o ponto da sua preferência;
  5. Quando os hambúrgueres estiverem quase prontos, coloque o queijo até derreter parcialmente;
  6. Em seguida, coloque no pão com demais acompanhamentos e sirva.

Gostou da receita? Experimente na sua casa e depois conta para gente o que achou.

Preparo do hambúrguer na churrasqueira
Preparo do hambúrguer na churrasqueira (Foto: Arquivo Pessoal)

História do hambúrguer

A origem exata do hambúrguer ainda é um mistério. Porém, registros históricos apontam que a receita já era consumida por povos antigos da Ásia Ocidental.

Foram os Tártaros, uma das principais tribos dos povos Mongóis, ainda no século XIII, que teriam dado origem ao consumo de carne amassada e modelada em formato de uma bola achatada, consumida dentro do pão. Era considerado alimento muito prático para as tropas que invadiam a Europa naquele século.

Já no século XVII, viajantes alemães teriam levado essa ideia para açougues da cidade de Hamburgo, que desenvolveram técnicas para moer a carne. Com essa carne moída e temperada, criavam bifes que, além de saborosos, tinham um baixo custo e se tornaram rapidamente populares por toda a cidade.

A migração do hambúrguer para os Estados Unidos teria ocorrido no mesmo século, quando imigrantes da região de Hamburgo chegaram aos EUA acompanhados da famosa receita.

O primeiro batizado da receita foi ‘hamburg steak'. Gradualmente, foi ganhando popularidade e passou a ser chamado pelo nome com o qual é conhecido até hoje.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.