Como símbolo de orgulho e representatividade, João vence 1º Mister Trans Plus Size em MS

Por vencer categoria que só tem em MS, o psicólogo é também o 1º Mister Trans Plus Size do Brasil
| 18/07/2022
- 16:00
João Vilela é 1º Mister Trans Plus Size MS e Brasil
João Vilela é 1º Mister Trans Plus Size MS e Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)

A noite de sábado (16) foi de grande importância para psicólogo João Vilela, 30 anos. Isso porque ele venceu o título de Mister Trans Plus Size Mato Grosso do Sul 2022, em Campo Grande, e levou para a a faixa que passa mensagens muito além da vitória. Para ele, sua colocação é símbolo de representatividade, resistência e orgulho da comunidade trans. Representando o município de Bonito, ele é considerado também o 1º Mister Trans Plus Size do Brasil.

Em sua 2ª edição, o Mister Trans MS 2022 foi realizado noite de sábado (16) no Teatro Glauce Rocha, no campus da UFMS da Capital. Uma vez que foi o primeiro concurso a implementar a categoria Trans Plus Size no repertório em relação a outros Estados brasileiros, João também se consagrou como o primeiro em território nacional. Ao MidiaMAIS, ele compartilhou a alegria da conquista.

“Foi um dia de muita emoção, muita adrenalina e, principalmente, de muita representatividade. Ser o primeiro Mister Trans Plus Size do Brasil é algo muito louco. Ainda está caindo a ficha para mim porque em pleno século 21 a gente ainda não tinha nenhum Mister Trans Plus Size. Então, é uma honra, algo de muita responsabilidade também”, começa.

João Vilela com a faixa do concurso
João Vilela afirma que vitória dá voz à comunidade trans (Foto: Arquivo Pessoal)

Homem trans, esposo e pai, João conta ainda sobre a importância de valorizar todos os tipos de corpos.

“Mostrar que todos os corpos podem ser bonitos, todos os corpos têm a sua beleza e que ser mister não é ter apenas um rostinho bonito. Que é preciso ter conteúdo, é preciso saber, ser politizado, conhecer um pouco de cada área, para poder realmente representar de forma geral e real toda uma classe de pessoas”, afirma.

João se identifica como homem trans desde os 25 anos de idade, momento em que toda a sua vida mudou. Hoje, ele recorda com carinho de toda a sua trajetória até aqui. Para o psicólogo, o concurso foi uma ruptura.

“Foi muito legal e eu estou muito feliz de ter conseguido esse desafio [...] passei mais de 20 anos sem conseguir me ver dentro do meu próprio corpo e depois passei a me ver. Nunca pensei que participaria de um concurso de beleza já que beleza tem toda uma questão social”.

Após a vitória, João vai concorrer ao Mister Trans Brasil 2022, em novembro, na categoria de base.

Concurso Mister Trans MS

O concurso Mister Trans MS 2022 foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Transmasculinidades de MS (Ibrat-MS). Foi o primeiro do Brasil a realizar concurso pautado somente nas belezas transmasculinas, dando abertura a outros estados. Em 2021, por exemplo, ocorreu o Mister Trans Brasil.

Pela primeira vez, categoria Plus Size foi adotada em 2022 pelo concurso estadual.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Veja também

Carlos também foi diretor presidente da Fundação de Cultura

Últimas notícias