Um complexo de belezas naturais e uma boa área de camping é a combinação perfeita para os amantes do turismo de aventura a uma distância razoável de Campo Grande. Situado no município de Corguinho, o Distrito de Taboco abriga cachoeiras, rio de água cristalina e local para acampamento, tornando-se o roteiro ideal para quem não dispensa a conexão com a natureza, a cerca de 140 quilômetros da Capital.

Partindo de Campo Grande, o viajante deve pegar a rodovia e, depois de passar pelo município de Rochedo, deve seguir por 6 km até uma entrada de terra no lado esquerdo da via — como explicado no vídeo ao final do texto. A aventura começa a partir desse ponto, iniciando o trajeto de aproximadamente 45 km de estrada de chão. Nesse trecho, a atenção deve ser redobrada, pois a pista apresenta variações entre areia, cascalho e ‘costelas de vaca'.

No final da via principal do distrito, está situado o Balneário Municipal Rio Taboco. Devido a sua estrutura, o local é o mais indicado para armar o acampamento, possuindo churrasqueiras, bancos, ampla área aberta, campo de futebol e iluminação pública, além da sua proximidade com o comércio o local. E, claro, também é possível tomar banho — apesar de o nível da água ser muito baixo.

Um das cachoeiras na Salto do Taboco (Foto: Ranziel Oliveira / Arquivo Pessoal)

 

Já a 3 km do perímetro urbano de Taboco, encontra-se o Balneário Municipal Ponte de Pedra. Com uma água mansa, cristalina, de boa profundidade e habitat de alguns peixes. O leito do rio torna-se um paraíso para quem gosta de nadar e desfrutar da tranquilidade da natureza. No local, existem algumas churrasqueiras e também é permitido acampar. Em ambos, a entrada é gratuita.

Cachoeira do Seu Constantino

A cerca de 15 km do distrito, duas cachoeiras cortam a propriedade da Fazenda Salto do Taboco, popularmente conhecida como ‘Cachoeira do Seu Constantino', antigo dono da propriedade.

Com uma beleza exuberante, as cachoeiras formam um espetáculo da natureza, ideal para contemplação. A distância entre as duas é relativamente curta e, ao lado da segunda cachoeira, é possível andar por uma ponte de pedra natural e observar o curso do rio passando por baixo de você.

Na fazenda é permitido tomar banho de rio, mas o local não oferece infraestrutura. Para ingressar na propriedade, a diária por pessoa tem o custo de R$ 10,00. Mas acima de tudo, não se esqueça de preservar o meio ambiente e de levar o seu lixo de volta para casa.

Entre a ignição do motor em V e o destino final existe sempre uma história. Filmado em primeira pessoa, o canal Estrada Alternativa desbrava o Estado sobre duas rodas. Na garupa virtual, você conhece as belezas naturais de Mato Grosso do Sul, novos destinos e os perrengues de qualquer viagem de moto. Acompanhe essa e outras viagens pelo canal do YouTube, Instagram e Facebook.

(Matéria alterada às 13h06 para acréscimo de informação).