A bióloga e professora Cilene Queiroz, de Três Lagoas, cidade a 326 quilômetros de Campo Grande, sofreu um AVC (Acidente Vascular Ceberal) 15 anos atrás, limitando seus movimentos e sua locomoção desde então. Por causa disso, ela precisou se afastar do trabalho e se abdicar de muitas coisas na sua rotina. Durante um período turbulento de incertezas, o que ela não imaginava, porém, é que encontraria o seu recomeço na literatura. Com criatividade e vontade de produzir, ela descobriu uma nova vocação.

“Depois que tive o AVC não pude mais trabalhar fora, dependo muito das pessoas, mas isso não me impede de ir à luta, não. Comecei a ler mais, frequentar eventos literários, e isso foi crescendo em mim. Aí surgiu o primeiro livro, em 2010, depois o segundo e não parei mais. Foi uma redescoberta, uma nova paixão de vida”, recorda Cilena, que agora também tem título de escritora.

Cilene foi desenvolvendo a nova profissão ao longo dos anos e atualmente integra a Feminina de Letras e Artes de (Aflams). Assim, ela chega na Capital para lançar a sua nova obra nessa quinta-feira (27), o livro ‘Sala das Flores'.

De acordo com a autora, trata-se de um cheio de segredos, reviravoltas, amor, ódio e desventuras dentro de uma trama familiar que se passa, paralelamente, nos anos de 1890 e 2000.

“Esse livro exigiu uma pesquisa muito grande, foram quase dois anos pesquisando antes mesmo de começar a escrever. Me aprofundei em assuntos relacionados à Itália, à imigração italiana para o Brasil e à Segunda Guerra”, conta.

Inspirada em Machado de Assis, ela criou uma saga da dinastia do italiano Donato Pace Giuseppe e, durante a história, há uma quebra cronológica. “É como se fossem dois livros em um”, explica.

Além de Campo Grande, o livro também será lançado em Três Lagoas no dia 3 de fevereiro.

Serviço

O livro “Sala das Flores”, escrito por Cilene Queiroz, será lançado em Campo Grande na quinta-feira (27) na cafeteria Duckbill (R. Nortelândia, 613 – Santa Fé), das 16h às 18h.

Já o lançamento em Três Lagoas será na semana seguinte, no dia 3 de fevereiro, das 16h às 18h, na cafeteria Elzinha e o Garfo (Av. Capitão Olinto Mancini, 795 – Centro). Uso de máscara será obrigatório em ambos os lançamentos.