O abandono de animais é um problema recorrente em Campo Grande. Segundo a prefeitura, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) recebe, em média, de 200 a 500 animais por mês. Vale ressaltar que a prática é considerada crime. Nesse cenário, existem aquelas pessoas que doam o seu amor para os bichinhos necessitados. É o caso de Yandra Rodrigues Goveia que com apenas 15 anos ajuda animais abandonados e luta para combater o abandono na Capital.

Interesse por ajudar os pequeninos começou há cerca de três anos, quando uma vizinha de Yandra mudou de casa e abandonou a Gorda – uma cadelinha muito simpática – na rua. Com o coração partido ao ver a cena, adolescente tratou de cuidar do bichinho. Desde então, passou a notar outros cachorros abandonados no seu bairro. Sem condições de adotar todos eles, ela leva a ‘casa' para as ruas.

“Eu e meu irmão gêmeo, Antonio, cuidamos dela [Gorda] e de todos os cachorros que já estão aqui na rua e que vão aparecendo. Vai fazer três anos agora dia 20 de outubro que cuido deles. No momento tem dois cachorros, um macho e uma fêmea, a Gorda e Maneco”, disse a jovem ao MidiaMAIS.

Na hora de arcar com os custos da alimentação e dos remédios, os adolescentes recebem ajuda da família e dos vizinhos. Mesmo assim, há momentos em que é preciso improvisar.

Arrecada casinhas para animais abandonados dormirem

Yandra conseguiu uma casinha para os cachorros de rua há alguns anos. Com o desgaste ocorrido com o tempo, ela está em busca de doações para abrigar os bichinhos. Com as chuvas em , ela quer proteger os cachorros. Por isso, em alguns momentos ela precisa improvisar.

“Fizemos outra ‘caminha' para os cachorros em um terreno baldio próximo da casinha. Coloquei uma caixa de papelão para eles dormir enquanto não consigo a casinha”, diz Yandra.

Sucesso nas redes sociais

Gorda, a cadelinha simpática abandonada e hoje adotada por Yandra, é um verdadeiro sucesso nas redes sociais. Ela tem seis mil seguidores no , desde admiradores até ativistas da causa animal. A adolescente quem administra o perfil e afirma ser um ótimo meio para mostrar o dia a dia do animalzinho, além de reforçar boas práticas de cuidados aos animais.

Deseja ajudar?

Deseja ajudar Yandra e o irmão a arrecadarem casinhas de cachorros? Entre em contato com ela pelo telefone: 67 99621-9673.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.