Academia Sul-mato-grossense de Letras tem nova imortal empossada: Ana Maria Bernardelli
Em sessão solene na sede da ASL, Ana Bernardelli assumiu a Cadeira nº 27
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Professora, ensaísta e escritora, Ana Maria Bernardelli assumiu a Cadeira nº 27 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), em diplomação em sessão solene realizada nesta terça-feira (15), na sede da ASL – considerada a mais alta e representativa entidade literária e cultural do Estado -. Ana Maria Bernardelli assumiu a cadeira pertencente anteriormente à escritora Lelia Rita Figueiredo Ribeiro, falecida em agosto de 2020.
“Cabe deixar um legado às gerações futuras, transformando-lhes os espíritos, tornando-os agentes contra a impassibilidade e autores críticos, engajados, entusiasmados na paixão pela palavra”, afirmou a nova imortal em seu discurso.
Ana Maria foi saudada pelo escritor e acadêmico Rubenio Marcelo e teve sua importância destacada pelo presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o escritor e publicitário Henrique Alberto de Medeiros Filho, que ressaltou o reconhecimento ao seu trabalho educacional e literário.
A nova imortal
Residente em Campo Grande, Ana Maria Bernardelli é graduada em Letras, sendo professora especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando por mais de 40 anos como professora de Literatura e Produção Textual. É natural de São José do Barreiro, São Paulo, e reside há décadas em Campo Grande-MS.
Participou de inúmeros congressos de educação, sempre com ênfase à valorização da Leitura e da Escrita. Nos setores privado e público, desenvolveu trabalhos de Assessoria e Consultoria em Língua Portuguesa no Estado de São Paulo e em Campo Grande-MS.
Quanto às suas publicações, publicou a coletânea Poemas gota a gota; foi responsável pelo lançamento de Antologias em prosa e verso, e em parceria com Fábio Gondim publicou 101 Reinvenções, uma Antologia de 101 poetas do Mato Grosso do sul, com poemas inspirados na poética de Manoel de Barros; Prosas e Segredos da Morena, uma coletânea de contos baseados em Campo Grande; e 101 Reinvençõezinhas – antologia de poemas infantis. Publicou a coletânea Era uma Vez – Histórias Infantis em prosa e verso e seu livro de poemas Na Trilha das Formigas. Tem inúmeras publicações de ensaios críticos em revistas e jornais.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira alvo de reclamações de vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Com horário estendido, vendas de fim de ano devem movimentar R$ 189 milhões na economia de Campo Grande
A estimativa da CDL aponta uma alta de 5,5% nas vendas de Natal em 2024
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.