Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Wakanda forever! Ilustrador de Campo Grande recria Olimpíadas em mundo ‘Pantera Negra’

O ilustrador Jonas Pina fez um projeto gráfico em que recria as Olimpíadas se elas acontecessem em Wakanda, país fictício do filme "Pantera Negra", da Marvel
Arquivo -

E se as Olimpíadas acontecessem em Wakanda, país fictício do universo que é palco de grandes títulos do cinema, como Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita? Essa foi a ideia do ilustrador e designer gráfico Jonas Cordeiro de Pina, de , mais conhecido pelo seu nome artístico Jonas Pina, que uniu os dois universos para criar as Olimpíadas de 2024, diretamente de Wakanda.

Os fãs da Marvel, DC e podem ficar animados, isso porque o jornal Midiamax já teve acesso ao trabalho gráfico e por aqui — como fãs de super-heróis — podemos garantir que o resultado é simplesmente incrível. Além de criar toda uma identidade visual para a suposta competição, Pina também reuniu personagens da Marvel e DC competindo entre eles nos jogos. Seria o nosso sonho? Outros personagens também aparecem no trabalho, como Ariel e Naruto.

Ele contou pra gente que sempre foi fã das Olimpíadas. Em todas as edições, preparava desenhos temáticos dos jogos. Em 2016, por exemplo, fez uma série de ilustrações de personagens da Disney competindo. Com as Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021, ele teve uma nova inspiração.

“Esse ano eu queria fazer algo parecido, mas com a temática ‘heróis’. Então, eu me lembrei que no filme ‘Vingadores: Guerra Infinita’ (2018), há uma fala no roteiro sobre a nação de Wakanda se abrir para o mundo, e que uma opção seria receberem as Olimpíadas. Eu usei essa frase como combustível para começar o projeto”. A icônica frase é essa daqui, por sinal:

Cena do filme “Vingadores: Guerra Infinita” (Foto: Reprodução)

Tradução

– Quando você disse que iria abrir Wakanda para o resto do mundo, não foi isso o que eu imaginei. (Okoye)

– O que você imaginou? (Pantera Negra) 

– As Olimpíadas? Talvez até uma Starbucks? (Okoye)

Difícil alguém no cinema que não tenha soltado uma risadinha depois dessa cena! A ideia principal para a identidade visual do projeto foi o filme “Pantera Negra” e a maneira como ele homenageia a cultura afro, em uma linguagem harmônica entre tradições milenares construídas em uma sociedade altamente evoluída tecnologicamente.

“Unindo referências de cada cultura dentro do continente e criando uma identidade que é, ao mesmo tempo, tecnológica e que honra a ancestralidade. E como eu sempre fui fascinado por identidades visuais dos Jogos Olímpicos, eu quis trazer esses detalhes da cultura para o processo criativo, com formas e cores características”, revela o ilustrador.

Marvel vs DC

A rixa antiga entre os dois universos agora chegou a outro nível: a do esporte. Nas Olimpíadas de Wakanda 2024, Jonas Pina faz questão de colocar os personagens competindo entre eles nos jogos. Eai, para qual deles você torce?

Super-heróis e personagens animados competem em jogos olímpicos (Arte: Jonas Pina)

 

Pina ainda contou ao Midiamax que fez essa brincadeira justamente porque a ideia das Olimpíadas é unir os países através do esporte. Portanto, o trabalho é uma forma de subir a “bandeira branca” entre os dois mundos e selar a paz por meio do espírito esportivo, afinal, Marvel e DC são ótimas de qualquer forma.

“Achei que seria legal trazer esse espírito olímpico para o projeto e colocá-los competindo e interagindo entre si. Inclusive, usei personagens de outros universos, como Disney e animes, que pudessem ter alguma relação com esporte. Por exemplo, a Ariel na natação e o Naturo nos 100 metros rasos”, conta Jonas.

Todo o trabalho ficou pronto em torno de 20 dias e foi realizado durante as Olimpíadas de Tóquio. Nas redes sociais, o projeto de Jonas chegou a ter cerca de 30 mil compartilhamentos só no Facebook, uma visibilidade que ele jamais esperava alcançar.

“Estou bem realizado! Esse foi um dos projetos mais completos que eu já fiz. Tem uma identidade própria dele, e me senti mais confiante e motivado a fazer projetos mais complexos. Eu fiquei muito feliz de meu esforço ter valido a pena”, contou.

Se os jogos fossem realmente acontecer, temos certeza que, por parte dos wakandanos, o grito de guerra seria: Wakanda forever!

Confira mais sobre o projeto gráfico das Olimpíadas de Wakanda 2024 aqui:

Visual da cidade e o mascote se as Olimpíadas 2024 acontecessem em Wakanda (Arte: Jonas Pina)

 

Tocha Olímpica, Pira Olímpica, estádio, uniformes, pódios e medalhas das Olimpíadas (Arte: Jonas Pina)

 

Identidade visual da logo, pictogramas e ingressos (Arte: Jonas Pina)

 

Para conferir trabalho completo, acesse o portfólio de Jonas Pina no Behance. Você também pode conferir o trabalho dele no (@jonaspinaart)

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fina estampa novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa

tereza cristina carne senado eua missão trump

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no Estado

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Motorista é flagrado com revólver e acaba preso pela GCM em Campo Grande

Homem alegou que encontrou a arma em uma caçamba

Emprego e Concurso

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Curso tem carga horária de 60 horas, com aulas das 8h às 18h

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores

Política

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar