Mais uma instituição de ensino superior portuguesa firmou convênio com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para receber alunos brasileiros por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a entrada da Universidade NOVA de Lisboa, cujo acordo já foi publicado no (DOU), subiu para 51 o número de instituições lusitanas que aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos. A lista completa pode ser conferida clicando aqui.

A adesão das instituições portuguesas visa apenas possibilitar o acesso de estudantes brasileiros, no entanto cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas, que variam por curso. Vale lembrar que até então não é possível fazer uso de financiamento estudantil – como Prouni, ou Fies –pelo governo brasileiro.

Diferentemente das universidades brasileiras, as de Portugal cobram dos seus estudantes. Ou seja, os estudantes do Brasil que desejam estudar no país com a nota do Enem devem arcar com os valores das anuidades dos cursos e demais despesas, como acomodação, por exemplo.

Para se candidatar a uma vaga em universidade de Portugal com a nota do Enem é preciso ficar atento aos prazos de abertura das inscrições no site da instituição de interesse. Antes de aplicar o resultado para a seletiva é importante conferir os valores das mensalidades ou anuidade do curso, da taxa de inscrição e saber quais condições são exigidas pela faculdade além do Enem, como documentos escolares, por exemplo.

É importante destacar, ainda, que a escala de classificação portuguesa em sua maioria é 0-200, por isso, é necessário dividir a nota do Enem por cinco, já que a escala adotada pelo exame é 0-1000. Além disso, a revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil