Se você está cansado de ver o Brasil dividido e brigando toda hora, hoje trouxemos para você uma memória, ou melhor, um evento histórico, de quando todo o país se abraçou em um bem comum. Não importava a opinião política, classe social, raça ou cultura: no dia 8 de julho de 2014, o brasileiro se uniu na tristeza, no desespero e, claro, na maior vergonha coletiva vivida até então no país. Há exatos 7 anos, aconteceu o 7×1 entre a e Brasil na . E depois de perder, o brasileiro cravou a data no coração – e infelizmente na memória – como o fatídico #7a1Day. Viva!

Vamos recordar um pouquinho do que aconteceu? Resumindo: disputa de Copa do Mundo no Brasil, todo mundo com uma expectativa gigantesca porque o time verde e amarelo estava jogando em casa. Mas na disputa com a Alemanha, perdeu feio em uma lavada por 7×1. Dizem que esse resumo foi tão rápido quanto a derrota, infelizmente.

E claro que a gente não poderia deixar esse dia passar em branco. Afinal, como estão as pessoas que, 7 anos atrás, praticamente choraram em frente à televisão? É o que vamos descobrir agora.

Para a estudante Anna Victoria Tosi, o #7a1Day é uma data que nunca vai sair da sua cabeça. Com 15 anos na época, ela recorda que estava na casa da sua vizinha assistindo ao jogo com a família. Vestida com a camiseta da seleção e o rosto pintado com as cores da bandeira, a única expressão que foi capaz de fazer, ao fim da disputa, foi a de decepção.

“Eu lembro que eu fui pegar água e no banheiro e a televisão avisava ‘gol, gol, gol'. E eu achei que era replay. Que tristeza, foi trágico”, recorda.

O gerente Julio Garcia, de 24 anos, até hoje fica sem acreditar no que aconteceu. Reunido com os amigos, todos estavam uniformizados na sala a esperado o resultado. “A gente estava achando que ia ser um jogão, aí veio a vergonha. Um amigo meu chorou”, lembra ele.

Já para Karynne Zerial, estudante de Direito, foi tudo tão rápido que ela ficou confusa. “Todo mundo levou coisa para comer e daí enquanto a gente organizava as coisas para comer, dava um gol. Depois, a gente olhava para baixo para pegar um salgadinho e já era outro gol”. Nesse vai e vem, ela não sabia o que era partida ou reprise. No fim de tudo, ela teve a sua resposta.

O namorado da jovem, Rafael Freitas, de 22 anos, também estava com ela no dia. Ele lembra que foi uma decepção muito grande porque a seleção brasileira estava jogando em casa. E, além de perder, foi uma derrota de lavada. “Nem dava tempo de expressar qualquer indignação, pois já tinha outro gol sendo marcado contra o Brasil. O que restou foi dar risada no final”, disse.

E os efeitos colaterais dessa derrota estão presentes até hoje para algumas pessoas. Charles Glifer, por exemplo, diz estar traumatizado. Na época, estava com os amigos na escola. “Com o 3º e o 4º gol eu já fiquei sem reação mesmo, nem acreditei. A gente até saiu e disse que não veria mais o jogo, mas voltamos para assistir o restante. Foi uma vergonha alheia, credo”, comenta o jovem.

David Luiz após o 7×1 (Foto: Reprodução)

 

Nas redes sociais

Se você acha que acabou, está enganado. Isso porque o Brasil inteiro está comemorando o aniversário de 7 anos do 7×1. Isso prova que, mesmo nas piores situações, o brasileiro é um mestre em fazer piadas. O fatídico dia, inclusive, foi responsável por criar vários memes que até hoje estão na moda, como “todo dia é um 7×1 diferente”. Inclusive, esse voltou com tudo em 2020, quando começou a pandemia. Um ícone versátil e atemporal, não é mesmo?

Nas redes sociais, internautas relembraram os melhores momentos e comemoraram a data fazendo o que mais sabem: . Afinal, o que resta é rir depois de tanto chorar.