Shadow Ban: O fenômeno do Instagram que pode acabar com o engajamento da sua conta
O MidiaMAIS conversou com especialista que explica quais erros podem colocar sua conta na rede social nas sombras
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Você percebeu que as curtias no Instagram e as vizualizações no stories diminuiram drásticamente sem nenhum motivo aparente? Situações como essas são bastante comuns e o fato de parecerem estranhas realmente tem fundamento. O motivo mais popular é o fenômeno chamado Shadow Ban, em inglês ‘banido para as sombras’. Pequenas infrações na rede social podem estar diminuindo o alcance do conteúdo que você gera, o que resulta também em menor interação.
Na prática, trata-se de um mecanismo que o Instagram aplica para bloquear desempenho das postagens de uma conta, mas de modo que esse impedimento não seja explícito. Praticamente, a plataforma faz isso de forma escondida, diminuindo o alcance de postagens do feed, comentários e de visualizações dos stories. Ninguém vê as suas publicações temporariamente, até que esse ban seja encerrado, como explica a social media Lyra Libero, do LyraTalks.
“O shadow ban é como se fosse uma espécie de ‘castigo’ que a rede te coloca por cometer alguma infração. Em algumas hashtags que foram banidas da rede pois são problematicas. o exemplo delas é #SEXTOU que pro brasileiro quer dizer sextou e pra americano quer dizer ‘sex to you’ e a política do instagram não permite nudez, conteúdos sexuais, etc. Então se você usa essa hashtag, é colocado em modo de shadowban”, exemplifica a gerente de mídias sociais.
Problemas de engajamento
Os seguidores da conta conseguem visualizar esses conteúdos, no entanto, nunca como prioridade, aparecendo na linha do tempo, algo que o Instagram aplica normalmente. Já para outros usuários, em casos de perfis abertos, as publicações simplesmente são expostas. Se você publica algo e coloca uma localização, usuários que entrarem nos posts com a tag desse lugar não conseguem ver o conteúdo.
Nesses casos, a única maneira de visualizar a postagem é indo diretamente ao perfil que a publicou. Entretanto, não há nenhum tipo de exposição da publicação em feeds, já que é exatamente nisso que se foca o shadowban. Esse nome é utilizado porque não há um bloqueio explícito e oficial por parte da plataforma, no entanto, a publicação fica praticamente escondida nos feeds da linha do tempo, das hastags e das localizações.
“Antes de falar de shadow ban a gente tem que entender a dinâmica da rede social, o instagram. Por exemplo, não é porque vc tem 1000 seguidores que mil pessoas veem o que você posta. O instagram tem o algoritmo que só entrega pra uma parcela x de pessoas seu conteúdo. Vai depender do impacto da conta. Algumas contas tem 1 milhão de seguidores mas somente 1% recebem seus posts de forma orgânica, outras tem conta com 1000 seguidores que é melhor e mais engajada que conta maior. pq tem a ver com porcentagem de alcance (entrega)”, explica Lyra.
A plataforma também nunca oficializou que realmente faz isso, mas usas orientações deixam claro que alguns comportamentos podem gerar o shadowban. O ideal é sempre estar atento à lista de hashtags proibidas e evitar usas muitas delas por postagem. A automação da conta ou compra de seguidores fantasmas também é motivo para que o Instagram coloque seu perfil no modo ‘Shadow Ban’.
Como descobrir se seu perfil sofreu shadowban?
O shadowban é sorrateiro e chega sem avisos, por isso que é sempre complicado entender quando ele realmente é a situação do seu perfil. Muitas pessoas têm passado por essa dúvida por conta das recentes mudanças no algoritmo do Instagram ao longo dos últimos anos. Realmente, existe a tentativa de embarreirar impulsionamentos feitos por meio de hacks que não são proibidos.
Justamente o uso em excesso desses mecanismos fez com que o Instagram percebesse que, cada vez mais, perfis até mesmo pessoais têm usado essas estratégias. Cabe a cada um saber de que modo está fazendo o uso de determinadas hashtags e ferramentas paralelas voltadas para a gestão de contas na rede social.
Se a sua última, ou suas publicações recentes, têm recebido poucas interações, talvez você tenha sido temporariamente banido da exposição no Instagram. Há algumas técnicas que vão ajudá-lo a descobrir se isso realmente aconteceu, como o Shadowban Tester, plataforma da web que verifica as contas e o desempenho das suas publicações.
Para sair desses estado, o usuário pode tentar postar menos por um tempo, tirar a conta de varios celulares, mas não é garantia. Em alguns casos, a única opção para se livra do problema é começar uma nova conta. Na dúvida, siga as regras e use trafego pago pra bons resultados.
“Em alguns casos, mesmo após sair do shadowban, o instagram estraga o alcance orgânico e isso pode prejudicar até as campanhas de trafego pago. Recomenda-se abandonar esse perfil e criar outro do zero. Quanto mais gente compartilha e salva seu conteúdo, melhor ele irá performar. Curtida se tornou só vaidade”, finaliza a social media Lyra Libero.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.