Quando o assunto é sobremesa, pudim é um clássico queridinho. Muita gente ama e cada família tem a sua receita preferida. Há também aqueles que babam pelo doce mas não podem comer uma colherada sequer por intolerância a lactose.

Pensando nessas pessoas, o MidiaMAIS selecionou esta receita de pudim sem lactose, de Eline Prando, do portal gastronômico Mel e Pimenta. Leva apenas 4 ingredientes e o sabor final é uma delícia.

A receita é ótima para quem é intolerante a lactose, mas agrada a todos. Quem tem problema ao ingerir derivados do leite finalmente vai poder enfiar o pé na jaca e se esbaldar com quantas colheradas quiser. O coco ralado na receita é totalmente opcional.

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 1 e ¼ xícara de açúcar
  • 400 ml de leite de coco
  • ½ xícara de coco ralado seco e sem açúcar
  • Calda de caramelo
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água

Modo de fazer:

  1. Comece aquecendo o forno a 180°C
  2. Leve ao fogo um chaleira de água, desligue assim que ferver e reserve.
  3. Em uma panela ou frigideira coloque o açúcar da calda e a água, mexa bem para dissolver.
  4. Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver, não mexa, evite colocar colher ou espátula para que não ocorra cristalização do açúcar.
  5. Quando o açúcar começar ficar com cor âmbar, vá girando a panela com cuidado.
  6. Assim que o caramelo estiver marrom claro, despeje na forma de pudim e espalhe imediatamente no fundo, laterais e centro.

Para o pudim:

  1. Na jarra do liquidificador coloque os ovos, o leite de coco, o açúcar e bata os suficiente para obter um creme homogêneo. Com o
  2. liquidificador desligado adicione o coco e misture com uma espátula.
  3. Transfira a mistura para a forma preparada, coloque a tampa. Se a sua forma é daquelas sem tampa, feche bem com papel alumínio.
  4. Acomode a forma de pudim dentro de uma panela maior que possa ir ao forno, se preferir, coloque dentro de uma forma de bolo, adicione água quente na forma para fazer o cozimento em banho-maria.
  5. Cuidadosamente, coloque a forma no forno e asse por 40 a 60 minutos a 180°C.
  6. O tempo de cozimento varia de acordo com o tipo de forno e temperatura dos ingredientes.
  7. Quando o pudim estiver no forno a 40 minutos, abra o forno e a forma, espete uma faca no pudim, se ela sair limpa, o pudim está pronto. Se a faca sair suja, coloque o pudim de volta e acompanhe a finalização do cozimento.
  8. Assim que o pudim sair do forno, retire de dentro da panela com água para pausar o cozimento.
  9. Deixe na forma esfriando e guarde na geladeira, depois que ele estiver completamente frio, vire o pudim em um prato e sirva.