O inverno vem aí, mas é bom já ir se preparando. Um alerta importante é para os cuidados que acabam terceirizados quanto tudo está mais gelado. Roupas, rotina com alimentos, limpeza, banho… quase tudo muda quando as temperaturas abaixam.

Botas, sapatos fechados, meias e meias-calças invadem os acessórios diários. É verdade que os pés ficam bem escondidos no inverno, mas não dá para esquecer de cuidar deles nos dias frios também, afinal, este ambiente quente e abafado das vestimentas e calçados é o habitat ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias que causam frieiras e micoses, além do ressecamento típico dessa época, segundo especialista.

“Muitas pessoas esquecem de cuidar dos pés nesse período mais gelado do ano, mas é nessa estação que surgem esses problemas”, explica Maria de Lourdes Pinheiro, podóloga de uma rede especializada em cuidados com os pés.

O cuidado com as unhas e a pele da região é fundamental em todas as estações do ano, lembra a podóloga, que ensina algumas dicas especiais para esse momento mais gelado:

  1. Escolha sapatos confortáveis que não apertem os dedos para evitar que unhas encravem
  2. Dê preferência às meias de algodão que absorvem melhor o suor dos pés e permite que respirem
  3. Alterne os sapatos que utiliza e deixe-os em local arejado após o uso
  4. Hidrate os pés com cremes específicos para a região
  5. Utilize produtos bactericidas nos sapatos e nos pés para evitar fungos e bactérias
  6. Seque bem os pés após o banho, para prevenir micoses e frieiras
  7. Procure profissional especializado em podologia ao menos duas vezes por mês