MidiaMAIS

No hype da Geração Z, RH de Campo Grande classifica currículo no TikTok como 'complementar'

TikTok Resumes é a nova plataforma de currículos da rede social. Especialista de MS analisa o serviço voltado aos jovens

Nathália Rabelo Publicado em 24/08/2021, às 15h43

TikTok Resume encanta milhares de jovens nos Estados Unidos, onde a plataforma já está ativa
TikTok Resume encanta milhares de jovens nos Estados Unidos, onde a plataforma já está ativa - Foto: Divulgação

Recentemente, o TikTok – uma das redes sociais mais famosas da atualidade por agregar vídeos de curta duração – saiu do convencional e lançou um novo serviço: o TikTok Resumes, a plataforma de currículos fresquinha que acabou de sair do forno para conectar pessoas criativas à empresas contratantes. Desde o lançamento em julho, a novidade está no hype entre os integrantes da Geração Z, jovens que buscam seu espaço no mercado de trabalho sem precisar fazer o mesmo “feijão com arroz” na hora de mandar currículos.

Com muitas especulações, dúvidas e curiosidades que estão rondando sobre o TikTok Resumes, o jornal Midiamax convidou a Ana Lia Coletto de Barros, gerente Employer RH e co-fundadora da empresa Aghil Consultoria, em Campo Grande, para dar suas opiniões e dicas de como utilizar o recurso.

E desde já damos um spoiler: apesar de ser uma iniciativa inovadora, a especialista classifica a plataforma como complementar, e não decisiva, para a contratação.

O TikTok Resumes já foi lançado nos Estados Unidos e ainda não tem previsão de quando chega ao Brasil. No entanto, com a expansão da plataforma, é possível que ela chegue em pouco tempo aqui. Portanto, se você está interessado em aderi-la, é bom já começar a se preparar.

Ana Lia Coletto de Barros disse pra gente que, hoje em dia, as pessoas contam com várias formas de enviar um currículo, seja digital ou presencialmente. Cada vez mais, investidores estão apostando em novas maneiras de fazer a ponte entre empregador e empresa. É o caso do Linkedin, por exemplo, a principal rede social do segmento na atualidade. Até mesmo o Facebook tem uma aba específica de empregos.

“Eu acredito que essas plataformas vêm para facilitar a comunicação entre o empregador e a pessoa que tem o interesse na vaga. Elas também auxiliam a gente a visualizar o perfil da pessoa que a gente pretende contratar para aquela determinada vaga”, explicou a consultora em Recursos Humanos.

Mesmo assim, entre o currículo digital e o convencional, é notável que os dois ainda são muito utilizados em conjunto.

“Tanto um currículo bem formatado, enviado digitalmente ou entregue impresso, ele é importante. Mas muitas vezes, o primeiro acesso vem da plataforma digital. Então os dois formatos andam juntos”, explica.

O que o TikTok Resumes tem de diferente?

Certo, certo...sabemos que existem várias empresas apostando em formatos diferentes de currículo, mas afinal, o que o TikTok Resumes tem de diferente? A resposta é simples: da mesma forma que o TikTok é uma plataforma de vídeo, o TikTok Resumes também é. Portanto, o serviço defende que as pessoas têm a chance apostar na criatividade para criar um currículo em formato de vídeo.

O programa piloto, que está sendo executado desde julho de 2021, funciona da seguinte forma: os empregadores anunciam vagas em aberto no aplicativo e convidam jovens à procura de emprego para criar um currículo em vídeo; os usuários com clipes de destaque serão contatados para iniciar um processo formal de contratação.

Ana Lia classificou a iniciativa como uma ótima oportunidade para aproximar os jovens da experiência profissional, seja primeiro emprego, estágio ou, quem sabe, para jovens aprendizes (pensando na realidade brasileira). Não é coincidência que o TikTok Resumes é um sucesso entre a geração Z. No país norte-americano, 37 empresas já participaram do primeiro experimento, como Spotify, Target e o próprio TikTok.

Marketing pessoal

Igual mencionamos anteriormente, o TikTok Resumes é uma porta de entrada para oportunidades de emprego, e não o fator decisivo de contratação que, por sua vez, segue os moldes convencionais. O mesmo é explicado por Ana Lia.

“Quando uma pessoa vai gravar um vídeo, ela está fazendo um resumo profissional dela e colocando quais são as características que ela apresenta para concorrer a uma vaga de trabalho. “Ele [TikTok Resumes] vai levar o público a ter uma maneira criativa de se mostrar, mas a gente volta para o currículo tradicional. Porque ele pode ser criativo, só que se ele não tiver informação essencial, também não adianta”.

Assim, é uma boa oportunidade para que os jovens façam um bom marketing pessoal e chame a atenção dos contratantes logo nos primeiros segundos. Por falar nisso...

Currículo em 15 segundos?

Apesar de liberar vídeos mais longos, o TikTok prioriza vídeos de curta duração entre 15 e 60 segundos. E o mesmo acontece com o serviço de currículos, pelo que vimos até aqui. Mas afinal, como fazer um currículo nesse tempo?

Ana Lia explica que o candidato deve fazer uma apresentação bem resumida e não ter medo da inovar. Na hora de ver o resultado final, o contratante vai analisar: oratória, comunicação, se a pessoa tem um bom vocabulário, sem erros de gramática, e criatividade.

Veja o exemplo a seguir de uma estudante norte-americana que conseguiu uma vaga através do TikTok Resumes:

@jadecarsonxo

This #postgrad#jobhunt has been so hard! 😩 Please BOOST this video as much as possible #lovejadecarson#TikTokResumes#marketingjobs#techjobs#pr

♬ Darling - Trees and Lucy

A consultora em RH complementa que o nova plataforma de currículos, quando implementada no Brasil, será perfeita para áreas que envolvem criatividade, comunicação e criação.

 “O Tik Tok vai dar uma movimentada e fazer com que o público jovem, e as pessoas que estão mais ativas e conectadas, se despertarem para alguns determinados tipos de vagas. Vagas que tenham a ver com a criatividade, tecnologia e que precisa de pessoas que tenham essa característica”, completa.

E já que você chegou até aqui, confira abaixo dicas de como montar um currículo perfeito – inclusive com informações que devem ir para o TikTok Resumes.

Dicas de como montar um currículo arrasador

Ana Lia Coletto de Barros define que o currículo bem-feito deve conter:

1 – Identificação pessoal correta

  • Nome completo;
  • Endereço completo com cidade, rua, número e CEP;
  • Email ativo que a pessoa mais utiliza;
  • Dois telefones de contato, sendo um pessoal e outro para recado caso o contratante não consiga através do primeiro;
  • Redes sociais que o perfil pode ser visualizado.

2 - Formação

  • Escolaridade. Sempre precisa colocar a palavra “completo” ou “incompleto”;
  • Nome do curso, ano de conclusão, nome da Instituição e localização onde estudou;
  • Cursos complementares: cursos que a pessoa concluiu, não é nível básico. Ali são as qualificações que a pessoa tem: idioma, especialização, cursos complementares que podem ser utilizados para a vaga.

3 - Experiência profissional

  • Nome da empresa;
  • Vínculo que a pessoa tinha;
  • Tempo que trabalhou (mês e ano);
  • Cargo.

Adaptando todas essas informações para o TikTok Resumes, é interessante que o candidato pegue as principais informações de cada etapa e coloque no vídeo. Por exemplo: nome, formação acadêmica, principal lugar que trabalhou e cargo pretendido. No próprio site do serviço, a empresa explica que o candidato deve informar seus dados pessoais - como telefone e email - e enviar com vídeo com a hashtag #TikTokReumes.

Controvérsias 

Apesar de propor uma ideia inovadora, o currículo em forma de vídeo no TikTok tem gerado, também, controvérsias nos processos seletivos. Muitas pessoas relatam que o formato reduz o nível de anonimato e o recrutador pode ser influenciado pela aparência ou comportamento do candidato. O formato, portanto, inviabiliza a estratégia de currículo cego.

Outra discussão que está surgindo nas redes sociais, é que a ideia possa introduzir novas formas de preconceito na curadoria de perfis. Assim, usuários com vídeos mais engajadores e curtidas podem chamar mais atenção dos recrutadores do que outros que não conseguem tantas visualizações, por exemplo. Isso significa, então, que a métrica da popularidade pode se sobressair aos requisitos básicos da função.

Ainda em fase de teste, a plataforma tem dividido opiniões. Mesmo assim, o grande público se sente otimista com os benefícios que o TikTok Resumes tem a oferecer, especialmente na hora de abrir portas aos jovens que querem entrar no mercado de trabalho.

Veja mais exemplos de pessoas estadunidenses que aderiram ao novo formato de currículo:

@makena.yee

Here are the reasons why YOU should hire me! Don’t be shy, let’s get in touch. #tiktokresumes#tiktokpartner

♬ original sound - MAKENA

Até o rapper Big Sean deu uma forcinha e quis recrutar pessoas criativas para a sua equipe através do TikTok Resumes:

@bigsean

http://tiktokresumes.com/ for more info! @detroitpistons

♬ original sound - Big Sean
@briseaberg

TikTok, here’s my resume📋 #tiktokpartner#tiktokresumes

♬ original sound - Bri
@drdonnatran

About me! #tiktokresume#tiktokresumechallenge#dermatologist#tiktokdoctor

♬ TikTok Resume - Semme

E tem até dicas de como criar um currículo perfeito na plataforma:

@wonsulting

We’re excited to be kicking off #TikTokResumes with @tiktok tonight! Watch to make the perfect #resume 👀💡#fyp#wonsulting#resumetips#resumehelp

♬ Stromae Alors on Danse - ᴍᴇɢᴜᴍɪ & ᴋʏᴏ 🦋

Jornal Midiamax