Especialista em carne, Marcelo Bolinha garante: “Em boi de primeira, não existe carne de segunda”. Bolinha vem à Campo Grande para apresentação no Festival da Carne de MS, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, na Esplanada Ferroviária. O especialista apresentará os cortes de carne bovina, ensinando técnicas para o melhor aproveitamento do animal. A palestra faz parte da programação do Festival no dia 10 de outubro, às 15 horas e terá entrada franca.

“A carne sul-mato-grossense eu acompanho há bastante tempo e, por incrível que pareça, aqui no Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), vem bastante carne do . Tem vários mercados, até porque é uma carne que tem muita qualidade de sabor e maciez, resultado da precocidade dos animais. A carne do Mato Grosso do Sul está entre as melhores carnes do Brasil”, destaca Marcelo. Para ele, todas as carnes de qualidade são ideais para churrasco.

Durante a demonstração, o especialista vai apresentar os cortes que estão na moda e valorizam a carcaça, principalmente os cortes do dianteiro bovino. “Farei a demonstração de cortes rápidos que poderão ser degustados, como ‘short ribs', do acém, que virou especiaria, o brisket, que é o peito, mas se usa muito defumado em pit smoker, Prime Rib, tomahawk”, conta.

Marcelo Bolinha é consultor empresarial em cortes de carne, com 30 anos de experiência no setor. Antigamente proprietário do tradicional Açougue do Bola, com mais de 70 anos em Porto Alegre/RS, hoje comanda, ao lado do sócio Manoel Vargas – o Maneco, a Marcelo Bolinha Carnes, fornecendo cortes para diversos restaurantes e consumidor final.

Convidado do Festival da Carne vai ensinar muito sobre os tipos de cortes

Experiência

Ao longo de sua trajetória, Marcelo desenvolveu uma expertise em carnes que tem projetado o seu trabalho em território nacional e internacional. Ele propõe uma série de cortes que inovam e vão além da forma tradicional de comercialização.

Esses métodos alternativos de desossa e comercialização de carne foram desenvolvidos a partir de suas necessidades como proprietário de açougue, agregando valor à partes da carcaça que costumavam ser desvalorizadas no mercado. Assim, muitas empresas têm sido beneficiadas pela aplicação de sua técnica e visão de negócio, com resultados positivos a curto prazo.

O Festival da Carne do MS é realizado por Márcia Marinho e pelo Campo Grande Destination em parceria com (Secretaria Municipal de Cultura e de Campo Grande) e Fundtur (Fundação de Turismo de Campo Grande). Informações sobre a programação do evento estão disponíveis no instagram do festival (@festivaldacarnedoms).