Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Não é sentença de morte’: Para quem enfrentou o câncer de mama, esperança é fundamental

No Outubro Rosa, paciente relembra luta contra a doença e reforça importância do diagnóstico precoce
Arquivo -
Eu saí do chão. Eu pensei: 'Está brincando comigo?'
Eu saí do chão. Eu pensei: 'Está brincando comigo?'

Chega a ser difícil de acreditar, mas houve um breve momento em que o sorriso de Hercione Cardoso Christianini se apagou. Conhecida pela simpatia e por estar sempre com o astral nas alturas, ela se viu sem chão ao descobrir o diagnóstico para de mama em . Na época, ela trabalhava em uma cantina e achou que sua expectativa de vida terminava ali. Quatro anos depois do diagnóstico, ela vê a situação de uma forma muito diferente. “O câncer não é uma sentença de morte”, reforça. 

A luta contra o câncer não foi fácil. Hercione passou por cirurgia, radio e quimioterapia até conseguir se considerar curada. Mesmo livre do câncer, as visitas ao médico são frequentes e ela continua tomando cuidados com a saúde e fazendo uso de medicamentos. Mesmo assim, ela garante que não tem do que reclamar. Em toda campanha de Outubro Rosa, ela faz questão de participar e ajudar a conscientizar sobre o diagnóstico precoce. “Me falaram que eu tive, mas eu não digo que tive [o câncer] não”, brinca. 

O diagnóstico da doença veio quando Hercione menos esperava. Ela acordava para um dia comum, mas a data ficou marcada em sua memória. “Eu tinha uma cantina. Antes de sair para trabalhar, eu me levantei e tomei banho. Era madrugada ainda, mas quando eu passei a mão no seio, senti o nódulo. Fiquei preocupada, pensei ‘isso não me pertence’”, relembra. 

Depois de perceber o nódulo, ela passou pelo médico de rotina e foi encaminhada para um especialista. Foi aí que a ficha caiu. “Eu saí do chão. Eu pensei: ‘Está brincando comigo? Eu nunca matei, roubei, estou trabalhando honestamente, sempre fiz tudo certo. Começou meu drama ali’”. 

Contudo, o período de negação durou pouco para a paciente. Hercione preferiu manter a alegria de sempre, não só para si mesma, mas também para passar confiança para a família de que ela conseguiria enfrentar o câncer. Ela relata que a presença da família foi essencial para conseguir enfrentar a doença. 

[Colocar ALT]
Apoio da família no tratamento foi fundamental. (Foto: Arquivo Pessoal)

Sua mãe, mesmo idosa, não saiu do seu lado nas sessões de rádio e quimio. O marido e o filho também deram todo o apoio. Hercione agradece toda a equipe do HCAA ( Alfredo Abrão), onde fez o tratamento. “Muita gente me ajudou. Hoje faz quatro anos que passei por isso, mas ainda recebo todo o carinho da equipe quando vou pegar minha medicação”, ressalta. 

Durante o tratamento, Hercione conta que, felizmente, não precisou ficar internada ou parar de trabalhar. Enquanto muitos pacientes chegam a vomitar durante as sessões de radio e quimioterapia, ela garante que não teve sintomas tão intensos. 

Mesmo se esforçando para se manter positiva durante o tratamento, ela conta que não foi fácil. O momento mais difícil foi quando precisou raspar os cabelos. “O câncer me marcou muito pelo cabelo. Antes de começar a cair, eu fui no salão e pedi pra raspar. Já ia cair mesmo, mas eu não queria ver”, afirma. 

Com as sessões de radio e quimioterapia, os exames mostraram que o câncer já não estava presente no corpo de Hercione. Depois de toda a luta, ela reforça a importância de fazer o diagnóstico o quanto antes, assim como ela fez. Além disso, ressalta que o câncer não é uma sentença. Ao contrário, pode representar até mesmo um renascimento. 

“O câncer não é uma sentença de morte. É luta, fé e esperança. Foi muito importante o apoio da família, do médico, dos amigos e do . Não tem mais o que falar, é o que eu sinto”, conclui. 

Exames gratuitos

O Hospital do Câncer está oferecendo mamografias gratuitas durante o Outubro Rosa. Para ter acesso aos exames, as mulheres interessadas podem comparecer ao Hospital durante a manhã, a partir das 7 horas, ou durante a tarde, a partir das 13 horas, para pegar a senha. Com a senha em mãos, o exame será feito no mesmo dia. No local, está a Carreta Sesc Mulher, na missão solidária de multiplicar a prevenção com a queda na realização dos exames preventivos em função da pandemia. 

Os exames gratuitos seguem até o dia 29 de outubro, com exceção dos finais de semana e feriados. As interessadas devem comparecer com RG, CPF e Cartão SUS. Serão 40 mamografias por dia para mulheres de 40 a 65 anos em Campo Grande. O hospital informou que serão distribuídas 20 senhas pela manhã e 20 durante a tarde. 

As mulheres de 25 a 64 anos podem fazer o exame papanicolau gratuitamente. Serão 80 exames por dia, com 40 senhas distribuídas pela manhã e 40 senhas durante a tarde. Para fazer o exame, as mulheres não podem estar no período menstrual e precisam estar há 48 horas sem relação sexual. O exame é recomendado somente para quem já iniciou a vida sexual. O Hospital do Câncer fica na rua Marechal Rondon, nº 1053, em Campo Grande. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é perseguida por motorista que se masturba em rua dentro de carro em MS

Polícia investiga uso de drones para lançamento de drogas em penitenciária de Dourados

Com policial penal entre membros, garagista liderava quadrilha alvo de operação do Gaeco em Campo Grande

pitbull

‘Princesa’: pitbull em busca de novo lar aguarda adoção na CCZ de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Ataque de rebeldes houthis a navio mata quatro tripulantes

Últimas Notícias

Mundo

Reino Unido e França anunciam cooperação nuclear em visita de Macron a Londres

Acordo visa fortalecer a dissuasão em relação ao uso de armamentos nucleares

MidiaMAIS

Representando MS, Mariáh Arakaki concorre a título de Miss Nikkey Brasil 2025

Evento é uma das atrações do Festival do Japão, que acontece no próximo sábado (12), em São Paulo

Publieditorial

Em Campo Grande, Encontro de Líderes traz qualificação e debate papel das lideranças no desenvolvimento de MS

Iniciativa será no dia 11 de julho e está com inscrições abertas

Famosos

Power Couple: parcial adianta casal campeão em final acirrada; veja quem ganha

Adriana e Dhomini, Rayanne e Victor e Carol e Radamés disputam a grande final do Power Couple Brasil 2025; saiba quem deve ganhar o reality