É normal sentir-se esgotado depois de um longo dia de trabalho, ter dificuldades para se concentrar, insônia e estresse. Estes são alguns sinais do cansaço mental. A maioria das pessoas costuma buscar diminuir o cansaço físico, mas a mente também precisa de atenção. Afinal, o equilíbrio entre os dois é essencial para garantir uma vida mais saudável.

Segundo Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza, psiquiatra da Unimed Campo Grande, é necessário entender que o corpo e a mente caminham juntos, por isso, é importante adotar uma série de hábitos no dia a dia para driblar o cansaço mental, que pode atingir jovens e adultos.

“O cérebro precisa sair da sua zona de conforto. Se ele está sofrendo com aquele esgotamento, tire-o de lá”, diz o especialista. Diante disso, o médico listou algumas dicas para adotar na rotina:

  • Faça um exercício físico
  • Medite
  • Faça uma oração
  • Durma bem
  • Alimente-se bem

“Tudo isso aumenta a serotonina, um neurotransmissor cerebral responsável pela atenção, memória, sono, apetite e também pelo nosso humor”, explica Dr. José Carlos. O especialista ainda adverte que para este processo é de extrema importância mudar hábitos que fazem mal como, por exemplo, tomar muita cafeína, álcool e nicotina.

Além disso, o psiquiatra destaca que quando as emoções, sejam elas quais forem, tornam-se prejudiciais de alguma maneira, é hora de buscar ajuda profissional. “Seja esse prejuízo físico, psicológico, social ou nos relacionamentos, não se autodiagnostique, mas procure um profissional de saúde para que ele prescreva o tratamento. Importante também não se automedicar, ainda que com os chamados naturais, porque eles também podem causar problemas à nossa saúde”, conclui o especialista.