jornal Midiamax

Sobre o livro

  1. Traços de um homem de Deus. Dom Francisco de Aquino Corrêa – Germano Aleixo Filho, Prof. da Federal de Mato Grosso, atual assessor da Presidência do TJMT.
  2. Obras e dom literário de Dom Aquino – Rubenio Marcelo, poeta escritor, membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e membro correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras.
  3. Apontamento sobre Dom Aquino e a pacificação política em Mato Grosso – Carlos Alexandre Barros Trubiliano, Docente da Universidade Federal de Rondônia (Unir); Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)/ Campus de Franca.
  4. Crônica da estadia de D. Aquino em Campo Grande. 4 a 9 de junho de 1920 – Pe. Tiago Figueiró, Salesiano de D. Bosco – SDB.
  5. A história da Capela do arraial de Santo Antônio nas origens de Campo Grande – Sr. Ricardo Maria Figueiró, empresário e Pe. Tiago Figueiró, SDB.
  6. A demanda de regularização da Fazenda Cabreúva, município de Campo Grande, ao governador D. Aquino – Sr. Ricardo Maria Figueiró, empresário e Pe. Tiago Figueiró, SDB.
  7. Deputado Federal, General Manuel Severiano Ferreira Marques. Membro da Comitiva de D. Aquino – Pe. Tiago Figueiró, SDB.
  8. Roteiro da Visita do Governador do Estado de Mato Grosso Dom Aquino aos Municípios do Sul do Estado. 1920 – José Vicente Dalmolin, Professor, Graduado em história, geografia (UFMT) e pedagogia (UFMS). Pós-graduado pela UFRJ e mestrado pela UFSC.

Serviço

O será lançado no dia 24 de agosto no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, às 19 horas. Interessados em comprar a obra podem comparecer ao local e falar diretamente com os responsáveis nos horários de atendimento, de segunda a sexta-feira.

Quem foi Dom Aquino

Francisco de Aquino Corrêa foi um arcebispo que assumiu a presidência do Estado de Mato Grosso, em 1917, aos 32 anos. Dom Aquino nasceu em Cuiabá, em 1885, e faleceu em 1956; foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

“D. Aquino foi quem elevou à categoria de cidade, o município de Campo Grande. A sua visita nos faz conhecer melhor as raízes de Campo Grande, começada depois da Guerra da Tríplice Aliança. Seus inícios estão ligados a Santo Antônio, cuja memória do marco inicial (A capela do Arraial de Sto Antônio) foi negligenciada; e estão ligados à ocupação da terra como o atestam a história de uma rua esquecida chamada Joaquim Ornellas, bem como a história da fazenda Cabreúva, que dá nome de bairro na cidade, cujas memórias foram ocultadas, silenciadas, esquecidas na sua história”, explicou o Pe. Tiago Figueiró.

Livro será lançado no dia 24 de agosto, em Campo Grande (Foto: Divulgação)