Você já se perguntou qual o poder de uma câmera? Ou melhor, qual o poder de uma câmera conectada à Internet que interage com milhares de pessoas todos os dias e todas as horas? O influencer digital conhecido pelo perfil de @oijuse está experimentando agora as infinitas possibilidades digitais. Com mais de 350 mil seguidores acumulados nas redes sociais, ele é famoso no Brasil por fazer vídeos de na web. Apesar do sucesso de @oijuse no mundo cibernético, é o José Matheus Virginio que comanda todo esse esquema fora das telas. Advogado, estudante, aventureiro e natural de Três Lagoas, é o carisma que leva o jovem a conquistar esses dois mundos.

Na pequena cidade situada no interior de Mato Grosso do Sul, José Matheus sempre foi visto como uma criança animada, extrovertido e que adorava brincar com a câmera fotográfica. Quem diria que, anos depois, isso impulsionaria ele a investir na carreira digital. Foi em plena pandemia de Covid-19, em um dos momentos mais críticos da doença em cenário mundial, que o jovem teve a grande ideia de fazer vídeos na Internet para passar o tempo. Foi então que ele postou o primeiro conteúdo no TikTok, no fim de 2020.

Com apenas um clique, ele liberou uma série de oportunidades. Primeiro, se arriscou nas dublagens que estouraram na plataforma. Depois, foi contratado para divulgar lançamentos musicais de grandes artistas. Pouco a pouco, o nome de Matheus Virginio — ou melhor, @oijuse — estourou no Brasil.

Até a publicação desta reportagem, o influencer tem 216,6 mil seguidores no TikTok e 134 mil no , um acumulado de 350.600 seguidores nas plataformas.

“Aconteceu tudo muito rápido. Foi um alvoroço e eu nem conseguia lidar com tudo. Literalmente não estava preparado. Aparentemente as pessoas gostaram do conteúdo. Hoje em dia eu diminui o ritmo um pouco em razão do trabalho. Mas ainda continuo criando”, disse ele ao Jornal Midiamax.

@oijuse

Qual minha profissão? ##oijuse ##frasesmotivacionais

♬ A Thousand Miles – Vanessa Carlton

O vídeo de Matheus Virginio que mais bombou foi uma dublagem de uma criança falando “I Love You”, com mais de 4.8 milhões de visualizações, mas ele não se prendeu a fazer apenas um tipo de conteúdo. Ele afirma que sempre trabalha com o que se identifica e variando o assunto. Mesmo assim, os vídeos sobre a vida pessoal e dublagens rendem maior engajamento.

Realidade após a fama

Entre inúmeras curtidas, compartilhamentos e seguidores que recebe todos os dias, José Matheus precisou se adaptar à fama. Porém, as mudanças partiram muito mais do mundo virtual.

“Sempre me perguntam se minha vida mudou após a exposição, se alguém já me pediu fotos. No entanto, desde que comecei com as publicações, eu quase não saí de casa. A pandemia me impediu. Sempre que eu saio estou utilizando máscara, então ninguém me reconheceu na rua. Mas diariamente eu recebo pedidos de fotos pelo Instagram e eu ainda quero poder tirar com quem me pedir”.

Do carinho ao amor, o jovem também precisa lidar com o lado ruim da Internet: os haters. Alvo de ódio e assédio, ele explica que precisa ter muito jogo de cintura para lidar com as situações e continuar produzindo conteúdo.

“Percebi que algumas pessoas não aceitam que o outro esteja crescendo ou correndo atrás de algo e elas não. Consequentemente eles se sentem mal com isso e aliviam a frustração própria com ofensas, desejos de morte ou xingamentos. Quando vejo algo assim eu penso: ‘Cada um dá aquilo que tem. Se existe algo no outro que te incomoda o problema não está nele e sim em você'”, reflete.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Matheus️️ ‍☠️ (@oijuse)

 

A vida fora das telas

Não são apenas números de seguidores que Matheus Virginio conquista. Muito pelo ao contrário, na verdade. Na vida pessoal, ele acaba de se formar em Direito e agora trabalha como advogado. Esse, inclusive, é o motivo principal pelo qual se afastou um pouco das redes.

“Ultimamente eu ando trabalhando muito e consequentemente não estou conseguindo produzir tanto conteúdo. Trabalhar com a internet exige muita dedicação e você precisa sempre aparecer nas redes. É impossível estar sempre no topo. São altos e baixos”, contou o influencer. Mesmo assim, ele segue conciliando a produção de conteúdo com o trabalho e aulas de inglês.

@oijuse

##fy ##oijuse

♬ experience – solartunne

De Três Lagoas para o mundo, Matheus Virginio tem alma aventureira. Apesar dos vídeos terem chegado a vários lugares do Brasil, o advogado pretende conhecer todos eles cara a cara.

“Meu maior sonho no momento é me estabilizar financeiramente e poder ajudar minha família. Além disso, tenho alguns outros sonhos menores como conhecer os principais pontos turísticos do MS e do Brasil. Viajar pra fora do país. Ainda conseguirei”, revelou, entusiasmado.

Confira mais vídeos de @oijuse nas redes sociais:

@oijuse

Reply to @euamorim___ Vocês disseram desafio? ##foryoupage ##oijuse

♬ Cradles – Sub Urban

@oijuse

Todo mundo tem? ##fy ##oijuse

♬ UCKERS – Shygirl

@oijuse

100k? ##oijuse ##CopieOEmoji

♬ original sound – m1keangelo