Duas primas, dois continentes. Em meio a muitas diferenças culturais, uma amizade que supera tudo isso e um amor pelo Brasil que une Bibi e Nina. Para contar essa história de forma lúdica, a artista plástica e escritora Lúcia Martins está lançando o livro infantil “Bibi e Nina: duas primas e dois continentes”. Apesar da distância, as duas garotas se encontram todos os anos em , onde matam a saudades e vivem grandes aventuras.

“O livro nasceu por causa do amor que a Bibi e a Nina sentem uma pela outra, o interessante é que elas vivem em duas culturas muito diferentes, que são a norte-americana e a europeia, e quando se encontram essas diferenças culturais ficam de lado e elas têm um intercâmbio muito bom de amizade, de amor, de curiosidade uma pela vida da outra. Elas se amam muito, e isso fez com que eu tivesse vontade de escrever um livro”, explica Lúcia.

Bibi e Nina são netas de Lúcia, uma mora nos Estados Unidos, a outra na França. Todo ano elas se encontram em Campo Grande para viver muitas aventuras juntas, tanto na cidade como na fazenda, no interior do Estado. “Elas gostam muito de Campo Grande, de ir para o ateliê pintar, para a fazenda andar a cavalo, então elas esperam o ano inteiro pelas de dezembro para se encontrarem aqui. O Brasil para elas é uma alegria, então a cultura delas se mistura também com a cultura brasileira, porque elas adoram chipa, guavira, as coisas típicas daqui”, conta a autora.

Para dar vida ao livro, Lúcia conta com a parceria da ilustradora Sarah Caires. Essa é a segunda obra que elas desenvolvem juntas, a primeira foi “Lucinha e sua vó Lúcia”, lançada em 2019. Para a autora, o objetivo é levar a história dessa amizade que atravessa continentes para outras de Campo Grande e de todo o Brasil, já que o livro está sendo comercializado também on-line. “Tenho quatro netos, e quando eram pequenos eu contava muitas histórias para eles, então essa também é uma inspiração para eu escrever”, completa.