Fim do drama: crise das redes sociais acaba e apps voltam a funcionar
Depois de muitas horas vivendo na ‘pré-história’ os internautas comemoram o retorno das redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os usuários da Internet passaram por momentos de tensão nesta segunda-feira (4), quando, logo pelo fim da manhã, a trindade das redes sociais – Facebook, Instagram e WhatsApp – simplesmente parou de funcionar e deixou todo mundo à mercê do tão glorioso retorno. Apenas o Twitter e o Telegram se mantiveram firmes às variações e continuaram executando as suas funções normalmente. No entanto, os momentos de angústia acabaram! No fim desta tarde, as redes sociais voltaram a funcionar.
Porém, várias coisas aconteceram nesse meio tempo. Pronunciamentos oficiais, memes no Twitter e sucesso do Telegram marcaram a conturbada manhã desta segunda. Acompanhe com a gente como tudo isso aconteceu.
Colapso das redes sociais
Usuários das principais redes sociais foram pegos de surpresa no final da manhã desta segunda-feira (4) quando, em colapso geral, todos os aplicativos de Mark Zuckerberg pararam de funcionar.
O site Downdetector registrou pico de reclamações de instabilidade para o WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram. Apenas o Twitter e o Telegram, como sempre, seguiram intactos e funcionando normalmente.
O que diz o Facebook
O motivo da queda, segundo resposta do Facebook enviada ao G1, ainda está sendo investigado, mas não parece estar relacionado a qualquer ordem judicial. Há alguns anos o Whatsapp chegou a ser bloqueado no Brasil por conta disso, mas a situação atual não é a mesma.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”, declarou representante do Facebook. Não há previsão para a volta da operação das plataformas.
À CNN Brasil Business, o WhatsApp afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade” e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação. As empresas também fizeram pronunciamentos oficiais no Twitter para acalmar os nervosos dos usuários:
O WhatsApp, por exemplo, disse que “está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento”. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, afirmou.
O Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.
O Instagram, por sua vez, afirmou que a rede social e “seus amigos estão passando por um momento difícil”. “Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, disse.
Chuva de memes
Apesar de todos dos esforços das empresas, a Internet – especialmente os usuários brasileiros – não deixa barato. Hoje, a web foi bombardeada de memes relatando o problema com as redes sociais e, claro, exaltando o Twitter.
WhatsApp, Insta caíram…
O Twitter segurando tudo mais uma vez! pic.twitter.com/esUmnQIY1Q— Glécia Almeida (@almeidaglecia10) October 4, 2021
BORA ZUCKERBERG AGILIZA ISSO AÍ MEU FILHO JÁ SE PASSOU MAIS DE 1 HORA QUE O INSTAGRAM E WHATSAPP CAIU pic.twitter.com/6GbWeNpc3B
— CHOQUEI #AFazenda (@choquei) October 4, 2021
e eu desligando e ligando o wi-fi pra depois descobrir que whatsapp e instagram caiu pic.twitter.com/zTC6zoJ5XA
— F҉ R҉ A҉ N҉ C҉ I҉ S҉ C҉ O҉ H҉ É L҉ I҉ O҉ (@HeliuZim) October 4, 2021
Não para por aí. Apesar de ser uma situação chata para muitas pessoas, quem tirou bastante desse colapso foi o Telegram. Eleito ao cargo líder na categoria de aplicativo de mensagens, parece que a liderança do WhatsApp caiu por terra nesta manhã. Os usuários, claro, foram atrás da 2ª opção e bombaram a rede social.
Telegram ocupou liderança hoje
Já que o WhatsApp ficou sem sinal, as pessoas logo apostaram no plano B e migraram para o Telegram. Desde usuários que reativaram a conta até a criação de novos perfis, o programa vem reunindo cada vez mais audiência desde o início do colapso digital.
A hashtag “Telegram”, aliás, ficou entre as mais comentadas do Twitter, por onde usuários relatam o problema com as três outras redes sociais. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada pela Infobit, o Telegram já está em 53% dos smartphones dos brasileiros. Apesar do app ainda ser visto como segunda opção, ele conseguiu aproveitar o topo por alguns breves momentos.
Admin chegou do almoço pra acompanhar os memes, dessa vez não vou postar (imagina que trabalhão postar toda vez)
— Telegram Brasil (@telegram_br) October 4, 2021
o Telegram é aquele contatinho que vc só procura quando nenhum dos outros está disponível
— Ed Gama (@oedgama) October 4, 2021
o Telegram é aquele contatinho que vc só procura quando nenhum dos outros está disponível
— Ed Gama (@oedgama) October 4, 2021
Apps voltam a funcionar
Depois de tudo isso, as redes sociais finalmente voltaram a funcionar na tarde desta segunda-feira (4). Os usuários, claro, comemoraram o retorno. No entanto, o motivo da queda ainda segue misterioso e nenhuma empresa deu um posicionamento oficial sobre os erros registrados.
Notícias mais lidas agora
- ‘Pó de Serra’: Quadrilha que usa MS como rota para cocaína do Paraguai é alvo da PF
- Dia do Pantanal: ‘Reconstrução’ do bioma passa por punição de quem ateou ou se aproveitou de incêndios
- Olho roxo, feridas nas mãos e pés: Mãe é levada para a delegacia por maus-tratos a menino em Campo Grande
- União deposita R$ 27,8 mi e fazendeiros deixam terras indígenas em MS dia 26 de novembro
Últimas Notícias
Volume de serviços sobe 1% em setembro ante agosto, revela IBGE
O resultado de setembro veio igual ao teto das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast,
Gaeco faz ação contra esquema ilegal de transferência de terrenos públicos em Coxim
Dois servidores municipais foram levados para a delegacia
Ladrão furta motocicleta e rala rosto após dono bloquear veículo em Campo Grande
Proprietário usou dispositivo de rastreamento para interromper o funcionamento da moto
CNMP ‘enterra’ denúncia contra atuação do ex-PGJ Alexandre Magno por concurso suspeito
Advogado que denunciou suposta irregularidade alega pressão com participação do atual PGJ na sessão em Brasília
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.