Fim do drama: crise das redes sociais acaba e apps voltam a funcionar
Depois de muitas horas vivendo na ‘pré-história’ os internautas comemoram o retorno das redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os usuários da Internet passaram por momentos de tensão nesta segunda-feira (4), quando, logo pelo fim da manhã, a trindade das redes sociais – Facebook, Instagram e WhatsApp – simplesmente parou de funcionar e deixou todo mundo à mercê do tão glorioso retorno. Apenas o Twitter e o Telegram se mantiveram firmes às variações e continuaram executando as suas funções normalmente. No entanto, os momentos de angústia acabaram! No fim desta tarde, as redes sociais voltaram a funcionar.
Porém, várias coisas aconteceram nesse meio tempo. Pronunciamentos oficiais, memes no Twitter e sucesso do Telegram marcaram a conturbada manhã desta segunda. Acompanhe com a gente como tudo isso aconteceu.
Colapso das redes sociais
Usuários das principais redes sociais foram pegos de surpresa no final da manhã desta segunda-feira (4) quando, em colapso geral, todos os aplicativos de Mark Zuckerberg pararam de funcionar.
O site Downdetector registrou pico de reclamações de instabilidade para o WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram. Apenas o Twitter e o Telegram, como sempre, seguiram intactos e funcionando normalmente.
O que diz o Facebook
O motivo da queda, segundo resposta do Facebook enviada ao G1, ainda está sendo investigado, mas não parece estar relacionado a qualquer ordem judicial. Há alguns anos o Whatsapp chegou a ser bloqueado no Brasil por conta disso, mas a situação atual não é a mesma.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”, declarou representante do Facebook. Não há previsão para a volta da operação das plataformas.
À CNN Brasil Business, o WhatsApp afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade” e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação. As empresas também fizeram pronunciamentos oficiais no Twitter para acalmar os nervosos dos usuários:
O WhatsApp, por exemplo, disse que “está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento”. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, afirmou.
O Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.
O Instagram, por sua vez, afirmou que a rede social e “seus amigos estão passando por um momento difícil”. “Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, disse.
Chuva de memes
Apesar de todos dos esforços das empresas, a Internet – especialmente os usuários brasileiros – não deixa barato. Hoje, a web foi bombardeada de memes relatando o problema com as redes sociais e, claro, exaltando o Twitter.
WhatsApp, Insta caíram…
O Twitter segurando tudo mais uma vez! pic.twitter.com/esUmnQIY1Q— Glécia Almeida (@almeidaglecia10) October 4, 2021
BORA ZUCKERBERG AGILIZA ISSO AÍ MEU FILHO JÁ SE PASSOU MAIS DE 1 HORA QUE O INSTAGRAM E WHATSAPP CAIU pic.twitter.com/6GbWeNpc3B
— CHOQUEI #AFazenda (@choquei) October 4, 2021
e eu desligando e ligando o wi-fi pra depois descobrir que whatsapp e instagram caiu pic.twitter.com/zTC6zoJ5XA
— F҉ R҉ A҉ N҉ C҉ I҉ S҉ C҉ O҉ H҉ É L҉ I҉ O҉ (@HeliuZim) October 4, 2021
Não para por aí. Apesar de ser uma situação chata para muitas pessoas, quem tirou bastante desse colapso foi o Telegram. Eleito ao cargo líder na categoria de aplicativo de mensagens, parece que a liderança do WhatsApp caiu por terra nesta manhã. Os usuários, claro, foram atrás da 2ª opção e bombaram a rede social.
Telegram ocupou liderança hoje
Já que o WhatsApp ficou sem sinal, as pessoas logo apostaram no plano B e migraram para o Telegram. Desde usuários que reativaram a conta até a criação de novos perfis, o programa vem reunindo cada vez mais audiência desde o início do colapso digital.
A hashtag “Telegram”, aliás, ficou entre as mais comentadas do Twitter, por onde usuários relatam o problema com as três outras redes sociais. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada pela Infobit, o Telegram já está em 53% dos smartphones dos brasileiros. Apesar do app ainda ser visto como segunda opção, ele conseguiu aproveitar o topo por alguns breves momentos.
Admin chegou do almoço pra acompanhar os memes, dessa vez não vou postar (imagina que trabalhão postar toda vez)
— Telegram Brasil (@telegram_br) October 4, 2021
o Telegram é aquele contatinho que vc só procura quando nenhum dos outros está disponível
— Ed Gama (@oedgama) October 4, 2021
o Telegram é aquele contatinho que vc só procura quando nenhum dos outros está disponível
— Ed Gama (@oedgama) October 4, 2021
Apps voltam a funcionar
Depois de tudo isso, as redes sociais finalmente voltaram a funcionar na tarde desta segunda-feira (4). Os usuários, claro, comemoraram o retorno. No entanto, o motivo da queda ainda segue misterioso e nenhuma empresa deu um posicionamento oficial sobre os erros registrados.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Primeiro voo com 229 resgatados do Líbano chega a São Paulo
O primeiro avião enviado pela FAB para resgatar brasileiros no Líbano pousou na manhã deste domingo, 6 na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos
Eleições 2024: MS tem recorde de mulheres eleitas com 12 prefeitas e 20 vices
Mato Grosso do Sul atingiu um marco nas eleições municipais de 2024. Foram 12 mulheres eleitas como prefeitas no 1° turno e 20 vice-prefeitas de cidades do Estado. Nas eleições anteriores foram apenas 5 prefeitas e 13 vices eleitas em Mato Grosso do Sul. O aumento acompanha a tendência nacional de maior participação feminina na…
Eleições 2024: Campo Grande tem abstenção acima da média nacional
Número de eleitores que não foram às urnas aumentou em relação ao último pleito municipal
Adolescente envolvido em latrocínio e ferido em confronto tem alta hospitalar e vai para delegacia em MS
Os outros dois devem ter alta médica nas próximas horas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.