MidiaMAIS

Filme da UFMS feito com crianças de escola pública é selecionado em festival internacional na Grécia

Projeto “Brincar de fazer cinema” teve início em 2010

João Ramos Publicado em 22/07/2021, às 10h42

"Mariquinha no mundo da imaginação" está percorrendo diversos festivais no Brasil e em outros países desde o ano passado
"Mariquinha no mundo da imaginação" está percorrendo diversos festivais no Brasil e em outros países desde o ano passado - (Foto: Divulgação)

Uma animação feita por crianças da Escola Municipal Maria Regina de Vasconcelos Galvão, de Campo Grande, está entre os selecionados do Animart Festival 2021, realizado na Grécia.

O filme, intitulado “Mariquinha no mundo da imaginação”, foi produzido pelo projeto de extensão “Brincar de fazer cinema” da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e conta a história de uma menina que brinca em seu quintal e, em seu mundo da imaginação, vivencia muitas experiências. A ideia surgiu a partir de discussões e reflexões do projeto sobre as obras do poeta Manoel de Barros.

“As crianças participam de todo o processo, da ideia, roteiro, produção. É tudo conversado, dialogado. O intuito é trabalhar a questão do coletivo”, afirma a diretora do filme e coordenadora do "Brincar de fazer cinema", Constantina Xavier.

A exibição online e gratuita no Animart Festival 2021 pode ser vista na sessão do Programa 5, no site animartfestival.eu. "Mariquinha no mundo da imaginação" está percorrendo diversos festivais no Brasil e em outros países desde o ano passado.

O projeto

O projeto “Brincar de fazer cinema” teve início em 2010 e trabalha com crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos matriculados em escolas públicas de Mato Grosso do Sul. As atividades desenvolvidas com os jovens têm duração média de um semestre, realizadas em quatro horas-aulas semanais.

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas, acesse o canal do YouTube em youtube.com/brincardefazercinema.

Jornal Midiamax