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Esse yakisoba vegetariano fica pronto em 15 minutos

Prato de origem oriental ganha novas formatações nesta receita vegetariana

Nathália Rabelo Publicado em 26/04/2021, às 13h31

Yakisoba vegetariano dispensa a proteína animal e traz sabores de diferentes vegetais
Yakisoba vegetariano dispensa a proteína animal e traz sabores de diferentes vegetais - Foto: Reprodução/Claudia

O yakisoba é um daqueles pratos com raízes em vários países. Embora tenha originado no Japão, também possui influências da culinária chinesa. Existem várias formas de preparar o yakisoba, e todas elas contêm macarrão, legumes e normalmente alguma proteína. Por isso, na receita de hoje vamos dispensar a carne e focar nos vegetais para te ensinar a fazer um delicioso yakisoba vegetariano.

É um prato simples, com o macarrão frito em uma panela e finalizado com um molho espesso e bem condicionado. Confira o passo a passo da receita abaixo. Ela serve 4 pessoas e fica pronta em 15 minutos.

Ingredientes 

  • Macarrão para yakisoba: 250 g;
  • Cogumelos (shitake, shiimeje, champignon, Paris): 200 g;
  • Amido de milho (maisena): 2 colheres de sopa;
  • Óleo de canola ou qualquer outro que você tiver em casa: 2 colheres de sopa;
  • Shoyu: 1 colher de sopa;
  • Mix de legumes de preferência, como acelga, cebola, pimentão, repolho, brócolis etc: 250 g;
  • Água: 2/3 xíc. (chá); Shoyu: 1/3 xíc. (chá); Cebolinha verde picada: a gosto.

Modo de preparo do yakisoba vegetariano

Em uma panela grande, coloque água suficiente para cozinhar o macarrão e leve ao fogo alto. Quando a água ferver, acrescente o macarrão e cozinhe por 8 minutos (ou o tempo indicado na embalagem). Desligue o fogo e escorra o macarrão. Reserve. 

Em uma frigideira média, coloque 1 colher de sopa de óleo de canola e leve para o fogo alto. Quando estiver bem quente, acrescente os cogumelos previamente fatiados. Frite até ficar cozido. Se quiser, pode tampar a frigideira. 

Quando os cogumelos estiverem cozidos, acrescente os legumes.

Misture 2/3 xic de chá de água com 1/3 de xic de chá de shoyo, depois acrescente 1 colher de sopa de amido de milho e misture com uma colher.Despeje a mistura de amido de milho e shoyo na frigideira e cozinhe sem a tampa até que o molho engrosse um pouco - aproximadamente 5 minutos depois de ferver. Desligue o fogo, salpique cebolinha verde picada e sirva em seguida. Bom apetite!

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