Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Esfirraria mais famosa de Campo Grande que não anota pedidos vira tema de livro

Lanchonete é verdadeiro patrimônio da cidade e se consolidou ao confiar na honestidade dos clientes
Arquivo - Publicado em
Compartilhar
José Thomaz Filho e Ricardo Thomaz ficaram responsáveis por gerenciar os negócios
José Thomaz Filho e Ricardo Thomaz ficaram responsáveis por gerenciar os negócios

Há 43 anos, o libanês José Thomaz abriu as portas de uma lanchonete na Rua Sete de Setembro para servir esfihas e receitas tradicionais de família. Além dos deliciosos salgados, a confiança no cliente fez com que o local tivesse sucesso e permanecesse de portas abertas até hoje, tornando-se um verdadeiro patrimônio de Campo Grande.

Não há um morador da capital sul-mato-grossense que não tenha experimentado ou ouvido falar nas delícias da casa de esfirras. Famoso por não anotar os pedidos e confiar na honestidade dos clientes, o local se consolidou e virou queridinho da população da cidade e até de visitantes que vêm de outros municípios e estados só para passarem pela experiência do consumo ali.

Para retratar essa história e compartilhar com a população, as pesquisadoras Elaine Cristina Paganotti e Maira Nunes Farias, em parceria com a professora Maria Augusta de Castilho, estão lançando nesta quinta-feira (16), às 19h30, no Espaço Joseph, o livro “José Thomaz: Um Libanês Visionário em Campo Grande”.

Autoras do livro e parte da família no estabelecimento (Foto: Raquel de Souza)

“Nosso programa na universidade é de desenvolvimento local, e a Thomaz Lanches está dentro da linha de pesquisa porque montou gradativamente um negócio e também contribuiu para o desenvolvimento da cidade, pois para nós não existe desenvolvimento sem esse capital humano”, explica a professora Maria Augusta.

“O trabalho de escrever o livro foi muito gratificante para nós, uma honra. A cada dia ouvindo um pouquinho da história a gente também se viu presente. Assim como nós, imagino que muitos campo-grandenses se sentem parte da família Thomaz Lanches, e o livro é uma forma de eternizar tudo isso”, completa Elaine.

Toda a família de José Thomaz participou do processo de elaboração do livro. “A recepção deles foi maravilhosa, eles abriram as portas para a gente, sempre se colocando à disposição. É uma história que acaba se entrelaçando com a história da cidade e com a história de cada um que vai ler o livro, faz parte da cultura de Campo Grande”, afirma Maira.

José Thomaz com um dos filhos na lanchonete (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre os seis filhos do fundador, José Thomaz Filho e Ricardo Thomaz ficaram responsáveis por gerenciar os negócios, que hoje já incluem uma segunda unidade na Avenida Bom Pastor. As receitas da família e o ingrediente principal — a confiança nos clientes, que não têm os pedidos anotados — continuam sendo seguidos à risca.

“Nós conseguimos transportar essa visão do meu pai de que não é só o dinheiro que conta em uma empresa, não é só o lucro, é ter o prazer de receber. Esse é o legado que ele nos deixou”, comenta Thomaz Filho. “É um modelo de atendimento que ele passou para a gente, de valorizar o cliente. Isso se transforma em amizades, temos clientes que viraram amigos de muitos anos”, completa Ricardo.

Para os filhos, ter a história do pai eternizada em um livro foi um momento de muita emoção. “Livro é uma coisa que fica para a eternidade. Toda a família deu sua contribuição, combinamos lembranças, relembramos fatos, histórias interessantes. Na verdade, foi um presente que acabou virando uma obra muito legal para quem tiver oportunidade de ler”, resume Thomaz Filho.

O lançamento do livro “José Thomaz: Um Libanês Visionário em Campo Grande”, publicado pela Life Editora, será realizado nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, às 19h30, no Espaço Joseph, que fica na Rua Sete de Setembro, nº 805. Serão seguidos todos os protocolos de segurança durante o evento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)