Se você ainda tinha dúvidas de que dormir sem roupa faz bem à sua saúde, você terá boas razões para deixar o pijama de lado. Um estudo internacional feito por especialistas norte-americanos da Fundação Nacional do Sono dos EUA concluiu que dormir sem roupas, além de queimar calorias e melhorar a qualidade do sono, ainda reduz o risco de diabetes.

Essa investigação revelou vários benefícios de deixar o pijama de lado e dormir sem roupas. Um deles é a qualidade do sono: ao dormir sem roupa, o corpo tem maior facilidade em arrefecer e manter a temperatura ideal para uma noite reparadora. Dormir é uma das atividades diárias mais importantes para a manutenção da saúde, não só para repôr os níveis de energia, mas também para regular várias funções corporais, como eliminar toxinas ou reduzir inflamações.

Outra vantagem é com o aumento da “gordura boa”, que queima calorias para gerar calor enquanto você dorme. Um estudo anterior mostrou que um grupo de homens que passou quatro semanas dormindo em quartos com temperatura de 19 graus duplicou, nesse período, a sua quantidade de “gordura boa”. Testes mostraram que ao longo do dia queimavam mais calorias e a sensibilidade à insulina também melhorou.

De acordo com vários estudos, estar deitado nu junto de outra pessoa íntima ajuda o organismo a produzir mais hormônio ocitocina, devido ao contato pele-a-pele. Este hormônio pode manter a pressão arterial bem regulada e, além de ter um efeito protetor do coração,  ainda fortalece o sistema imune e combate a ansiedade.

Quando se dorme nu a pele consegue respirar melhor e é mais fácil evitar que algumas regiões da pele permaneçam úmidas por muito tempo. Assim, sem umidade, é possível evitar o desenvolvimento excessivo de fungos e bactérias, que causam problemas como a candidíase na região íntima, por exemplo.

O facto de dormir nu com o parceiro pode contribuir para o aumento do desejo para ter relações sexuais com mais frequência, o que também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a relação do casal.