MidiaMAIS

Dia Nacional do Café: origem e curiosidades da bebida popular no Brasil

Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café faz parte da rotina de muitos brasileiros

Carlos Yukio Publicado em 24/05/2021, às 14h40

(Reprodução, Pinterest)
(Reprodução, Pinterest)

Nesta segunda (24), é Dia Nacional do Café, que homenageia essa que é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e que tem o Brasil como o maior produtor e exportador, seguido do Vietnã e da Colômbia. Mas você sabe o porquê desta data ter sido escolhida pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC)? A resposta é o início da colheita do grão no Brasil. 

O café no Brasil é mais do que uma bebida no café da manhã, ele representa o estilo de vida do brasileiro, além de repercutir significativamente na balança comercial do país. Aproximadamente, 1.5 milhão xícaras são consumidas por minuto no mundo e, segundo estudos da ABIC, 95% dos brasileiros acima dos 15 anos, consomem ao menos uma xícara de café por dia.

Quando consumido até 4 vezes ao dia, o café aumenta a capacidade de concentração; e a cafeína, seu princípio ativo, evita a depressão e o mau humor. Uma pesquisa recente mostra também que beber pelo menos duas xícaras de café por dia pode aumentar a expectativa de vida dos consumidores em até dois anos. Tem mais: a borra do café, aquele pozinho que resta depois de coar a bebida, é um ótimo adubo para as plantas.

Separamos algumas curiosidades sobre essa bebida que pode mudar como prepara essa delícia no dia a dia. Confira: 

  • Adoçar ou puro?

Um bom café é resultado da colheita de frutas maduras, portanto, ele deve ser naturalmente adocicado. Se há certeza sobre a boa qualidade do café, tente adoçar cada vez menos. O açúcar e os adoçantes, em geral, modificam o sabor original de qualquer bebida, inclusive do café. Entretanto, se a preferência é pelos cafés tradicionais e extrafortes, o açúcar minimiza o amargo medicinal.

  • Torrado em grãos ou moído?

O ideal é moer os grãos no momento em que o café é preparado. Uma vez moído, as partículas se oxidam mais facilmente, tornando o café menos saboroso, se tiver a torra muito intensa ou escura. Caso você não tenha um moedor em casa, compre o seu café predileto em menor quantidade.

  • Apenas quente?

Um bom café fica melhor quando esfria. Na verdade, percebe-se melhor os sabores quando uma bebida ou comida fica morna, próximo à temperatura do corpo. E nada de garrafa térmica! É melhor que o café esfrie lentamente em um jarro, pois, se estiver quente em uma garrafa térmica, a bebida se oxida mais rapidamente, tornando-se menos saborosa.

  • Como conservar?

A melhor maneira de conservar o café, principalmente se ele for torrado e moído, é em local fresco e seco, sempre com a embalagem bem fechada. Fácil e prático.

  • Explore mais

Vale a pena experimentar café de diferentes origens ou produtores. Assim com o vinho, a produção do café é muito influenciada pelo clima, fazendo com que a bebida seja diferente a cada safra. Aproveite este dia para apreciar um bom café!

Jornal Midiamax