Chef campo-grandense cria sobás à moda de Campo Grande nas versões vegana e vegetariana

Por enquanto, os preparos exclusivos ainda estão sendo oferecidos apenas em São Paulo, mas há planos para MS
| 12/08/2021
- 15:11
Chef campo-grandense cria sobás à moda de Campo Grande nas versões vegana e vegetariana
Novas versões revolucionam o prato típico de CG - (Foto: Divulgação)

Nascida em Campo Grande, a chef Vanessa Carvalho comanda o restaurante Sim Sobá na capital paulista, especializado em preparar o Sobá à de Campo Grande – um prato muito tradicional e popular na capital de Mato Grosso do Sul. Além das versões tradicionais com carnes bovina e suína e frango, Vanessa criou uma receita exclusiva, utilizando o Shimeji como proteína.

O Sobá de Shimeji lançado por Vanessa deu certo em São Paulo. E dele nasceram outras duas opções, ambas com Shimeji: Vegetariana e Vegana. Na versão Vegetariana, a diferença é que o caldo de ossobuco é trocado por um caldo de legumes, também criado pela chef.

Já na versão Vegana, além desse caldo de legumes, sua massa é elaborada sem ovos e não vai omelete. Nos Sobás Bovino, Suíno, de Frango e de Shimeji (tradicional), Vanessa utiliza um caldo com ossobuco e temperos secretos que faz sucesso.

sim soba 11 mar 2021 59 easy resize.com - Chef campo-grandense cria sobás à moda de Campo Grande nas versões vegana e vegetariana
Pratos estão fazendo sucesso em São Paulo (Foto: Divulgação)

 

Tradicional

De origem japonesa, o Sobá ganhou fama no Brasil em Mato Grosso do Sul. Ele é composto por uma combinação de macarrão, omelete, uma proteína (carne bovina, carne suína, frango ou shimeji), cebolinha e um caldo (de ossobuco ou legumes) com temperos típicos do estado.

O prato chegou a Campo Grande na década de 50, foi adaptado para a culinária local e ficou muito popular. Em 2006, virou patrimônio histórico e cultural de Campo Grande. Hoje, existem centenas de restaurantes especializados em Sobá na cidade. Há até um monumento ao Sobá no centro turístico da Capital.

sim soba 11 mar 2021 49 easy resize.com - Chef campo-grandense cria sobás à moda de Campo Grande nas versões vegana e vegetariana
Receita diferenciada pode chegar à Campo Grande (Foto: Divulgação)

Planos para abrir em MS

Em São Paulo, o Sobá ainda é pouco conhecido. Esse é o grande desafio de Vanessa à frente do Sim Sobá: apresentar o prato para os paulistanos. O fato é: quem conhece, gosta e pede de novo.

Ela trabalha apenas pelo Delivery e, por enquanto, apenas de sexta-feira a domingo, das 18h às 22h. Há um plano para abrir sua casa para receber pequenos grupos, criando experiências que combinarão gastronomia e cultura típicas do Mato Grosso do Sul para os seus clientes. Mas a data de início desses ainda não foi definida.

Veja também

Mesmo testando negativo para covid, cantor continua com sintomas gripais

Últimas notícias