O Sobá de Shimeji lançado por Vanessa deu certo em São Paulo. E dele nasceram outras duas opções, ambas com Shimeji: Vegetariana e Vegana. Na versão Vegetariana, a diferença é que o caldo de ossobuco é trocado por um caldo de legumes, também criado pela chef.

Já na versão Vegana, além desse caldo de legumes, sua massa é elaborada sem ovos e não vai omelete. Nos Sobás Bovino, Suíno, de Frango e de Shimeji (tradicional), Vanessa utiliza um caldo com ossobuco e temperos secretos que faz sucesso.

Pratos estão fazendo sucesso em São Paulo (Foto: Divulgação)

 

Tradicional

De origem japonesa, o Sobá ganhou fama no Brasil em . Ele é composto por uma combinação de macarrão, omelete, uma proteína (carne bovina, carne suína, frango ou shimeji), cebolinha e um caldo (de ossobuco ou legumes) com temperos típicos do estado.

O prato chegou a Campo Grande na década de 50, foi adaptado para a culinária local e ficou muito popular. Em 2006, virou patrimônio histórico e cultural de Campo Grande. Hoje, existem centenas de restaurantes especializados em Sobá na cidade. Há até um monumento ao Sobá no centro turístico da Capital.

Receita diferenciada pode chegar à Campo Grande (Foto: Divulgação)

Planos para abrir em MS

Em São Paulo, o Sobá ainda é pouco conhecido. Esse é o grande desafio de Vanessa à frente do Sim Sobá: apresentar o prato para os paulistanos. O fato é: quem conhece, gosta e pede de novo.

Ela trabalha apenas pelo Delivery e, por enquanto, apenas de sexta-feira a domingo, das 18h às 22h. Há um plano para abrir sua casa para receber pequenos grupos, criando experiências que combinarão gastronomia e cultura típicas do Mato Grosso do Sul para os seus clientes. Mas a data de início desses eventos ainda não foi definida.