MidiaMAIS

Beleza Negra Resiste: mostra fotográfica celebra Dia da Consciência Negra MS

Mostra fotográfica e documentário ficarão disponíveis de forma online pelo canal da UFMS

Nathália Rabelo Publicado em 18/11/2021, às 16h18

None
Foto: Divulgação

A partir de 17h desta quinta-feira (18) a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) lança a 2ª mostra fotográfica “Beleza Negra Resiste” e o documentário “Territorialidades negras em Mato Grosso do Sul”. O evento virtual será no canal da extensão da universidade, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Com realização da UFMS em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a ação também faz parte do projeto “Negritude em debate”.

O objetivo é promover uma discussão sobre o racismo estrutural e contribuir para o que está na Lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Fotografias e documentário

A mostra “Beleza Negra Resiste” é composta por imagens enviadas pelo público em geral.  As imagens selecionadas serão disponibilizadas a partir de 20 de novembro no perfil do projeto no Instagram (@negritudeemdebatems) e estarão também em álbuns, para distribuição a algumas escolas.

Já o documentário “Territorialidades negras em Mato Grosso do Sul” apresenta as histórias de produção e reprodução da vida das pessoas que vivem em territórios quilombolas e suas formas de (re)existência nesse estado. O material ficará disponível no canal do projeto.

Jornal Midiamax