Imagine a cena ao andar pela rua em Campo Grande: pessoas sentadas embaixo de árvores e aproveitando a sombra em suas calçadas, seja para usar o celular, conversar ou apenas ‘ver o movimento da rua'. Apesar de habitual em uma das capitais mais arborizadas do país, para muitos, isso não é possível, pois, não há árvores em suas calçadas.

Embora poucos saibam, a ação de plantar um muda na calçada de casa pode ser feita com autorização e de graça por meio do projeto municipal Via Verde, que visa contribuir com o ambiente e paisagismo das ruas da cidade.

O projeto coordenado pela (Secretaria Municipal do e Gestão Urbana) concede a autorização para que o plantio seja realizado e oferece uma muda adequada e de forma gratuita para que o plantio ocorra na calçada de casa.

Como ter uma muda

Para solicitar uma muda, é necessário que o morador vá ao CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) e preencha o requerimento de solicitação de muda, informando o endereço do local onde será realizado o plantio.

Após a solicitação, a Gerência de Arborização da Semadur irá analisar o pedido e indicará a espécie adequada para o plantio no endereço citado, isso porque o porte da árvore deverá ser compatível com a largura da calçada.

Após o pedido ser analisado, aceito e a espécie definida, o setor entra em contato e o cidadão será informado para a retirada da muda. Vale lembrar que, segundo a Secretaria, são priorizados locais onde o índice de cobertura vegetal encontra-se com valores inferiores ao da média do município.

Qual árvore é adequada para minha calçada

O processo não é imediato e é necessário tempo para que a pessoa receba a muda e, então, descubra qual árvore irá crescer e concederá a tão desejada sombra na entrada de sua residência ou quintal. Para os ‘apressados' ou ‘curiosos' há um guia de arborização com as espécies indicadas para cada região de Campo Grande. Confira: