Alunos do IFMS fazem site para guardar patrimônio cultural das línguas Guarani e Terena

Mistura dos nomes Guarani e Aruak, que consiste em gravar em áudio termos das línguas Guarani e Terena e disponibilizá-los online

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O que os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul fazem em prol de um patrimônio cultural brasileiro é exemplar. Eles trabalham para evitar a extinção de duas línguas indígenas que são predominantes na região de Dourados. Trata-se do projeto Guaruak, mistura dos nomes Guarani e Aruak.

O projeto consiste em gravar em áudio termos das línguas Guarani e Terena e disponibilizá-los online, por site e aplicação web. Pela inovação, também concorre como um dos finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021), que começou segunda-feira (15) e vai até o dia 26 pela Plataforma FEBRACE Virtual.

O Guaruak já possui mil termos gravados – 600 deles obtidos no ano passado (nos anos anteriores, os estudantes estavam mais focados em desenvolver a base de dados, o site e a aplicação). “É um trabalho importante porque as gerações indígenas que dominam esses idiomas estão deixando de ensinar a língua materna aos novos; isso, porque não querem que seus filhos enfrentem dificuldades de falar português nas escolas”, conta Andressa Camargo Rocha, uma das estudantes que integram atualmente o projeto.

Geralmente, os áudios são captados por alunos indígenas, em suas aldeias. As turmas de estudantes que tocam o projeto se revezam anualmente. Assim, garantem a continuidade do projeto e a preservação deste patrimônio cultural. Mais informações: http://www.guaruak.com.br/

Na FEBRACE, esse projeto é um dos 345 finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, com a participação de 482 professores. Os projetos serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27/3 com transmissão pelo Youtube.

Serviço

Conheça os finalistas no site da FEBRACE
Visite a FEBRACE pela Plataforma Virtual (de 15 a 26/3)
Acompanhe a cerimônia de premiação pelo Youtube da FEBRACE (27/3, a partir das 15h)

Conteúdos relacionados

conselheiro oab ms ana hickmann (1)