Foi-se o tempo dos trotes violentos e desnecessários em Mato Grosso do Sul. Quando acontecem, as algazarras são feitas na surdina e, geralmente, participa quem quer.

Há anos a Católica Dom Bosco () implementou as acolhidas aos calouros como forma de combate aos trotes, mas a pandemia deu uma “revirada” nesse método.

Antes fazendo enormes decorações temáticas para apresentar a instituição aos novatos, com shows e atividades especiais nos primeiros dias de aula, agora as acolhidas são limitadas à plataforma online, sem grandes atrações e mantendo cada um na sua casa.

Prestes a iniciar mais um semestre em meio à pandemia, a UCDB esclarece o retorno à reportagem do MidiaMAIS:

“A  Acolhida Temática é realizada somente no primeiro semestre do ano quando recebemos um número maior de ingressantes. Como no primeiro semestre de 2021 iniciamos o ano com aulas remotas, foi realizada uma acolhida online em quatro grupos de calouros durante as aulas da disciplina Institucional O Ser Humano é o Cuidado”.

Para os demais estudantes, os cursos realizaram acolhidas aos novatos durante as aulas magnas. “Desde antes da pandemia, a UCDB já realizava os primeiros dias de atividades online e as mesmas foram mantidas desde o segundo semestre de 2020. Na ocasião, a abordagem foi relacionada à biossegurança”, explicou a Universidade ao Jornal Midiamax.

Banda Misbehaviour vai fazer show para os alunos da (Foto: Divulgação)

 

Show em Dourados

Mantendo as medidas de biossegurança contra a covid-19, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) fará um evento online para recepcionar os calouros. A live buscará sanar as principais dúvidas da galera e será encerrada com show da banda douradense Misbehaviour.

O evento será no dia 26 de julho, quando inicia o novo semestre de aulas na UFGD, às 9 horas da manhã, por meio de uma transmissão ao vivo no canal oficial da Universidade no YouTube, e terá o objetivo de acolher, apresentar as oportunidades de bolsas de ensino, pesquisa e extensão e esclarecer tudo aos aproximadamente 1.800 novos estudantes.

Na Instituição, nenhum estudante, seja veterano ou calouro, é obrigado a participar de qualquer atividade de trote, nem de grupos virtuais. O trote é proibido pela Portaria número 83, de 7 de março de 2007 e, caso haja algum tipo de coação ou situação humilhante, o calouro deve tomar as medidas cabíveis. 

Até 2020, a recepção era feita no Auditório Central, com centenas de novos alunos reunidos nos períodos matutino e noturno. As pró-reitorias apresentavam as informações mais importantes e havia também uma apresentação artística. Neste ano, em decorrência da pandemia, a recepção será online, por isso não haverá a mesma interação dos anos anteriores. No entanto, a transmissão seguirá o mesmo conteúdo, buscando desfazer dúvidas dos calouros e orientar sobre como funciona a UFGD.