A pesquisa foi adquirida por Emenda Parlamentar, pelo recurso federal firmado pelo convênio da Prefeitura com o Ministério de . Para o comunicador, este trabalho é o resultado da pesquisa de uma vida inteira, que durou cerca de 40 anos.

“É um trabalho que complementa pesquisas já iniciadas no passado. Usei como modelo os trabalhos ‘Efemérides Brasileiras’, de Barão do Rio Branco, e ‘História de Mato Grosso’, de Estevão de Mendonça”, explica ele.

Ao jornal Midiamax, Sérgio Cruz contou que o acervo é rico em história e tem documentos de vários fatos históricos que aconteceram na região, como Guerra do Paraguai, a invasão e Corumbá, Miranda, Nioaque, Dourados e outras cidades. Além disso, conta com arquivos da hemeroteca da Biblioteca Nacional, jornais, que são as suas principais fontes de pesquisa, e ampla bibliografia.

Assim, destaca-se os documentos: anais da Assembleia de Mato Grosso, coleção de leis da província de MT antes de virar estado, Lei da Divisão, mensagens de presidentes e governadores. Jornais: “A Campanha” de 1929; “A Cruz” de Cuiabá de 1934; “A Gazeta” de Cuiabá, O “Correio do Estado” de Corumbá de 1909; “Correio do Estado” de Campo Grande 1964; “O Brasil” de Corumbá de 1914; o primeiro Jornal do Sul de Mato Grosso, que foi o primeiro jornal de Corumbá, chamado “O Iniciador” de 1880; Revista “O Cruzeiro” e várias outras publicações de São Paulo e Rio de Janeiro.

O acervo digital é de acesso . Além disso, a Biblioteca conta com acessibilidade para PCDs (pessoas com deficiência). A Biblioteca está localizada no e pode ser acessada pela Rua do Parque, S/N.

Biblioteca Municipal de Campo Grande (Foto: Reprodução)