MidiaMAIS

5 opções de baixo custo para entreter a criançada ao ar livre na pandemia

Brinquedos e atividades até educativas vão ajudar a manter as crianças ocupadas

João Ramos Publicado em 18/05/2021, às 08h33

Sugestões não vão pesar muito no seu bolso
Sugestões não vão pesar muito no seu bolso - (Reprodução)

Energia cara, crianças inquietas em casa e sem muito dinheiro para propor algum lazer a elas? O MidiaMAIS listou 5 opções de baixo custo para entreter os pequenos ao ar livre, de forma saudável e até educativa.

Muitos pais ou responsáveis se veem sem saída no período da pandemia e precisam se virar para manter os filhos ocupados. Realizar com eles algumas atividades ou até preparar e montar objetos pode, além de entretê-los, marcar suas memórias afetivas.

Como nem todo mundo tem dinheiro, separamos opções simples e baratas, sendo só uma delas mais trabalhosa e um pouquinho mais cara. Confira as dicas:

Balanço de pneu

Este objeto é um clássico quando o assunto é infância. O balanço de pneu é velho conhecido nas histórias de confecções para os pequenos. Você só vai precisar de espaço e, principalmente, um lugar para pendurar o brinquedo.

Bolha de sabão

Caso não tenha muito espaço em casa, a bolha de sabão vai mantê-los ocupados e bastante animados com a brincadeira. Todo mundo sabe, é simples: basta pegar um copo com água e misturar detergente. Um canudo ou qualquer item que tenha passagem de ar, um orifício e permita assopro resolve tudo.

Mini-horta

Uma mini-horta caseira pode ser plantada no quintal ou até mesmo dentro de casas e apartamentos. Em vasos de barro, garrafas de plástico e até embalagens descartáveis de leite. A horta pode ficar no chão ou na parede. Com apenas um pequeno espaço, sol, água e cuidado, muitos alimentos podem nascer e crescer.

Caixa de areia (arroz ou sal) sensorial

Para esta atividade, você vai precisar de areia (ou arroz, ou sal) para fazer uma camada de espessura média dentro da caixa e moldes de letras, números, desenhos que você pode imprimir usando o computador. Para brincar vocês podem intercalar quem fará o desenho, sorteando o molde e reproduzindo na areia usando apenas os dedos.

A caixa de areia é um material utilizado no processo de pré-escritura. É uma ferramenta muito útil para preparar as crianças entre os 2-3 aos 6 anos para escrever bem e de forma correta. É recomendável fazer ao ar livre para evitar sujeira dentro de casa.

Casinha na árvore ou no chão mesmo

Não parece muito simples, mas é uma opção bastante efetiva no que diz respeito à infância. Seja uma casinha de bonecas, de brinquedos ou na árvore, neste espaço a criança sente que tem um lugar só seu, próprio e específico. Ela cria uma espécie de posse e cuidado, e serve para que entenda como é administrar uma residência.

Noções de organização e limpeza podem ser criadas na experiência de se ter uma casinha para brincar e fazer atividades.

Jornal Midiamax