A Fundação convida estudantes do último ano do Ensino Médio da a usarem suas palavras para compor redações, inspirados nas obras e linguagem do eterno poeta pantaneiro.

O ‘5º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel', lançado nesta quinta-feira (27), além de incentivar o conhecimento acerca da obra de Manoel de Barros, busca estimular o interesse à prática da escrita com intuito de desenvolver habilidades de redigir e promover o interesse pela leitura dos estudantes.

A iniciativa é voltada para alunos matriculados nas escolas públicas de Campo Grande, Dourados, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.

Folder do lançamento (Divulgação)

“Com a premiação e com a forma como o Concurso é realizado, nós mostramos para o jovem que ele é capaz, ele concorre com 4, 5 mil jovens, depois selecionamos as 40 melhores redações. Então, o jovem percebe que ele é capaz de realizar seus sonhos e, um dos seus sonhos, pode ser o Ensino Superior. Vamos premiar os três primeiros colocados com bolsas de estudo na Uniderp, dando a oportunidade para o jovem ingressar no Ensino Superior e realmente ter a sua vida transformada pela Educação”, destaca Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.

Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar receberão bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o primeiro colocado, 70% para o segundo e 50% para o terceiro. Os vencedores poderão escolher entre os cursos de graduação conforme o regulamento do Concurso, entre as opções estão: Direito, Engenharia Civil, Agronomia, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação, Educação Física, entre outros.

Um passeio pelas obras de Manoel de Barros

Os participantes irão produzir um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Dentro do objetivo do 5º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel, será solicitada a produção do texto com possível viés temático diante de um dos poemas do poeta Manoel de Barros, ‘O Apanhador de Desperdícios', do livro “Memórias Inventadas”, dentre outros textos que farão parte da coletânea da prova. 

Premiação do concurso em 2019 (Divulgação)

Etapas

A prova será realizada entre os dias 16 e 31 de agosto nas escolas estaduais participantes. Entre 15 de setembro e 08 de outubro, a Comissão Organizadora da Fundação Manoel de Barros corrigirá as redações e selecionará as 40 melhores.

Ainda dentro desse período, a Comissão Julgadora (formada por professores graduados em Letras e representantes da Sul-Mato-Grossense de Letras e da Secretaria de Estado de Educação), selecionará entre as 40 redações, as 10 melhores. A premiação está prevista para 20 de outubro de 2021, na Fundação Manoel de Barros, com a participação dos 40 alunos autores selecionados.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone (67) 3384-8042.