1º audiolivro narrado por mulher trans fala de luta e resistência no Brasil
Conheça a primeira mulher trans a narrar um audiolivro: Valéria Barcellos que ensina e emociona com a obra “Transradioativa”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste Dia Nacional do Orgulho de ser Travesti e Transexual (15), a sociedade literária tem uma nova conquista, isso porque pela primeira vez uma mulher transexual foi convidada a narrar um audiolivro no Brasil. Valéria Barcellos conta uma história de luta e resistência na sua autobiografia Transradioativa. É o primeiro livro transformado em áudio de uma autora trans no país.
A autora comemora este relevante passo da representatividade, mas também faz uma importante observação: “estamos em 2021 e somente agora temos uma narradora trans. Isso só mostra o quanto o mercado é cruel com as pessoas trans”, constata Valéria, que também foi a primeira trans a receber o troféu “Mulher Cidadã” no Rio Grande do Sul.
Mais do que aprender com Valéria, que há 30 anos vive na pele as dificuldades de ser uma mulher trans negra no Brasil, Transradioativa é a oportunidade de se emocionar com as memórias da cantora. A coletânea de crônicas sobre negritude e transexualidade, escrita depois que recebeu o diagnóstico de câncer, faz um relato sensível sobre o processo de cura da doença, mas também traz luz para temas como racismo, misoginia e transfobia e ensina que a diversidade está presente nas relações humanas.
Um relato para saber mais sobre Valéria, mas que também faz olhar para si próprio, pois mostra que, mais do que entender conceitos, é necessário aprender sobre humanidade e aceitação. Você pode acessar o audiolivro por aqui.
Sobre a autora e narradora
Valéria Barcellos é mulher trans e negra despontou no cenário musical como uma das precursoras do movimento MPBTRANS, mas desde os 6 anos de idade tem contato com música e arte. É cantora, atriz e multiartista que viaja o Brasil e o mundo levando seu talento por onde passa.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bioparque divulga programação especial para dezembro
De terça-feira a sábado, ele funcionará das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
Série de Ayrton Senna some do catálogo da Netflix; entenda o que aconteceu
Inesperadamente, a Netflix removeu a série Senna do catálogo de diversos países – incluindo no Brasil; saiba o que aconteceu
Edital seleciona projetos para oficinas de artesanato
Inscrições poderão ser feitas de 23 de dezembro de 2024 a 21 de janeiro de 2025
Richarlison e Amanda Araújo anunciam sexo e nome do filho: “Muita gratidão”
Richarlison e Amanda Araújo realizaram um Chá Revelação e descobriram o sexo do primeiro bebê que estão à espera; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.