Neste Dia Nacional do Orgulho de ser Travesti e Transexual (15), a sociedade literária tem uma nova conquista, isso porque pela primeira vez uma mulher transexual foi convidada a narrar um audiolivro no Brasil. Valéria Barcellos conta uma história de luta e resistência na sua autobiografia Transradioativa. É o primeiro livro transformado em áudio de uma autora trans no país.

A autora comemora este relevante passo da representatividade, mas também faz uma importante observação: “estamos em 2021 e somente agora temos uma narradora trans. Isso só mostra o quanto o mercado é cruel com as pessoas trans”, constata Valéria, que também foi a primeira trans a receber o troféu “Mulher Cidadã” no Rio Grande do Sul.

Mais do que aprender com Valéria, que há 30 anos vive na pele as dificuldades de ser uma mulher trans negra no Brasil, Transradioativa é a oportunidade de se emocionar com as memórias da cantora. A coletânea de crônicas sobre negritude e transexualidade, escrita depois que recebeu o diagnóstico de câncer, faz um relato sensível sobre o processo de cura da doença, mas também traz luz para temas como racismo, misoginia e transfobia e ensina que a diversidade está presente nas relações humanas.

Um relato para saber mais sobre Valéria, mas que também faz olhar para si próprio, pois mostra que, mais do que entender conceitos, é necessário aprender sobre humanidade e aceitação. Você pode acessar o audiolivro por aqui.

Sobre a autora e narradora

Valéria Barcellos é mulher trans e negra despontou no cenário musical como uma das precursoras do movimento MPBTRANS, mas desde os 6 anos de idade tem contato com música e arte. É cantora, atriz e multiartista que viaja o Brasil e o mundo levando seu talento por onde passa.

Caption