Sabor de MS em SP: Arce Correia faz da cozinha, um verdadeiro espetáculo
O Ator e Bailarino camapuense Arce Correia estreia novo ato em sua carreira. Aliás, não tão novo assim, pois a curiosidade e interesse pela culinária vem de muito tempo… Por conta da pandemia do novo coronavírus e os prejuízos que ela tem causado no cenário cultural e artístico do país, milhares de artistas estão usando a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ator e Bailarino camapuense Arce Correia estreia novo ato em sua carreira. Aliás, não tão novo assim, pois a curiosidade e interesse pela culinária vem de muito tempo… Por conta da pandemia do novo coronavírus e os prejuízos que ela tem causado no cenário cultural e artístico do país, milhares de artistas estão usando a criatividade para se reinventar, driblar a falta de trabalho e renda momentâneas e seguir em frente.
Com mais de 20 anos nos palcos, junto ao público, atuando em espetáculos teatrais, dança e música, hoje o artista vive em São Paulo há quase 10 anos, onde foi se especializar em sua arte. Por lá, Arce se graduou na Escola de Arte Dramática (EAD), na USP, e também fez a graduação de Licenciatura e Bacharelado em Teatro, pela Anhembi Morumbi. Aqui no Estado, o artista já brilhou em grandes trabalhos com o Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato e Ginga Cia de Dança e Belforma Cia de Artes, onde tudo começou.
“A vinda pra São Paulo, tenho a impressão que é como se colocasse a mão pela boca, me pegasse o estômago e puxasse pra fora, pra entender que o mundo é maior que nosso umbigo. A vida, a experiência,a vivência tem sido enriquecedoras. O crescimento dói, custa demora, mas é incrivelmente bom”, constata.
Intérprete de uma das mais famosas personagens da noite campo-grandense, Maria Quitéria é uma nordestina sensual e beleza exótica, já ganhou o país só com seu charme. Há 21 anos fazendo a personagem, Arce não pretende aposentá-la tão cedo ou tão menos parar seus processos artísticos, mas hoje o enfoque é na arte de alimentar, acolher e encantar.
“A coisa da cozinha começa comigo desde criança, sempre gostei de fazer as coisas, sempre fui curioso com todas as questões, na cozinha principalmente. Sou muito comilão, e fui descobrir como fazer as coisas para quando eu quisesse, desse conta de fazer . Fui aprendendo em casa, lidando com isso aos poucos”, revela
SABOREARCE
Juntando sabor e seu nome, “Arce”, surge “Saborearce” (soborear-se), trocadilho divertido e apetitoso. A ideia nasceu em janeiro deste ano, como uma forma de juntar artistas e amigos em uma experiência “gastro-cultural” , como o artista define. A proposta era misturar arte, literatura e poesia em um “sarau”, com um almoço mais que especial, mas que foi interrompido pela pandemia.
“Como não está possível retomar o evento por conta da pandemia, pensei em fazer essas comidas e vender pra que gere uma renda. Isso está me ajudado financeiramente, tem sido uma alternativa bastante interessante e os pedidos tem aumentado, estão indo bem, pelas graças de Deus”, comemora.
O sabor regional da comida sul-mato-grossense está nos temperos do artista, que tem se surpreendido com a aceitação dos fregueses. Sopa paraguaia, chipa, arroz carreteiro fazem o maior sucesso entre a clientela, com destaque para a feijoada e a moqueca de banana da terra (campeões de elogios).
Sobre o motivo de manter sua regionalidade nos pratos, Arce explica: “a gente sai do mato mas o mato não sai da gente, graças a Deus! Sou matuto do mato, gosto, quero, amo e voltarei assim que possível”.
Se você que está lendo este texto tem amigos, conhecidos ou parentes em São Paulo, indique as delícias da Saborearce. Os pedidos são feitos com o próprio cozinheiro, via inbox em suas redes sociais(Facebook, Instagram) ou Watts (11-94127-7289). A divulgação também é feita nas redes, onde os amigos compartilham, e daí vão surgindo novos pedidos, clientes e amigos. Ah, tem entrega!
Tá achando que acabou?
Que tal a receita de chipa que faz o maior sucesso em São Paulo?!
INGREDIENTES
– 3 xícaras de chá de polvilho doce
– 3 xícaras de chá queijo ralado (queijo minas meia cura ou queijo minas padrão)
– 2 ovos.
– 2 colheres de SOPA manteiga ou margarina ou nata
– 1/2 colher de chá de sal. A depender de quanto tem de sal no queijo.
– 1/4 de xícara de leite se for preciso pra dar o ponto na massa que deve ficar firme como massa de modelar. (quase nunca precisa)
– 1/2 colher de CHÁ de fermento químico para bolo.
MODE DE FAZER (Vídeo abaixo)
Ligue o forno para pré aquecer. Em uma bacia, misture o polvilho, o fermento, o queijo e o sal. Acrescente a manteiga e misture bem, formando uma farofa. Coloque os ovos e amasse até ficar como massa de modelar e se preciso coloque leite para dar o ponto. Prove a massa e ajuste o sal se for necessário. O formato mais usado da chipa é tipo uma ferradura. Ou como a letra “U”. Mas pode fazer bolinhas ou rolinhos que são mais fáceis para armazenar no caso de querer congelar, quando fizer bastante. Pode aumentar a receita guardando as proporções das medidas.
Assar em temperatura aproximada de 180° (média) do forno por aproximadamente 25 ou 30 minutos. Não precisa untar a forma. Quando for assar as chipas que estão congeladas, basta pre aquecer o forno por uns dez minutos e colocar as chipas no forno direto sem precisar descongelar antes. Não deixe assar por muito tempo pra não ficar muito dura.
Pronto agora desfrute desta delícia típica do Paraguai e também de MS por herança fronteiriça. (Arce Correia).
,
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.