A pandemia do coronavírus que assolou o mundo em 2020, e que ainda assola, foi motivo para que diversas esferas que conhecíamos como ‘normais' passassem a ter realidades diferentes. Aglomerações passaram a ser proibidas e o uso de máscara constante. Com as novas medidas de biossegurança e o novo normal, festas e shows foram um dos ramos mais atingidos pela pandemia e muitos deles tiveram que ser cancelados ou adiados para datas ainda incertas.

Separamos uma lista com alguns dos principais eventos que eram esperados para acontecerem em e que tiveram o destino mudado para manter a biossegurança e saúde da população. Algumas ainda conseguiram adaptar os shows para lives com transmissão pela internet, outras mais tradicionais tiveram que reduzir o público ao máximo. Confira:

Leitão no Rolete e 40 anos de São Gabriel do Oeste

#Retrospectiva2020: Você lembra? Festas tradicionais de MS e shows foram cancelados na pandemia
viu casos de Covid-19 dispararem em junho | Foto: Divulgação | prefeitura de São Gabriel do Oeste

Em maio de 2020, a 27ª Festa do Leitão no Rolete e festividade de Aniversário de 40 anos do Município foram canceladas. A vigésima sétima edição da maior festa gastronômica do MS espera uma data futura ou no próximo ano, em 2021, de acordo com o término da pandemia.

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste anunciou no dia 30 de maio que a festa de aniversário de 40 anos da cidade do interior de MS contaria apenas com live do cantor Loubet. A transmissão aconteceu no dia 11 de maio no Facebook e no Youtube, e também arrecadou doações para as vítimas de covid-19 no município.

Festa de São João de Corumbá

#Retrospectiva2020: Você lembra? Festas tradicionais de MS e shows foram cancelados na pandemia

Celebrado desde o início do século 20, o Arraial de São João em Corumbá foi cancelado em razão da pandemia do coronavírus. A festa é patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul e envolve grande estrutura com shows, danças e praça de alimentação. O anúncio do cancelamento foi feito em live no Facebook da Prefeitura do município pelo prefeito Marcelo Iunes. Corumbá, na época, contava com cinco casos positivos da doença, sendo quatro importados e um comunitário.

De acordo com Iunes, a festa está totalmente cancelada para evitar aglomerações. “Não gerar aglomerações, por isso, a festa em geral está cancelada. Nos reunimos com o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson da Cruz, e acertamos isso”, esclareceu.

O Banho de São João reúne milhares de devotos de São João Batista, muitos vêm de outras regiões do Brasil. O ritual, que remete ao batismo de João Batista nas águas do rio Jordão, faz de Corumbá, única cidade do Brasil a manter uma tradição secular. Outro evento suspenso devido a pandemia foi o Festival Internacional de Pesca (Fipec), que seria realizado nos dias 03 a 05 de abril, voltado para crianças e adultos.

Réveillon em Bonito

#Retrospectiva2020: Você lembra? Festas tradicionais de MS e shows foram cancelados na pandemia
Ilustrativa (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 10 de dezembro foi anunciado o cancelamento da festa de Reveillon Bonito de La Musique, tradicional na virada de ano na cidade. O anúncio foi feito nas redes sociais do evento e a medida foi tomada para seguir as regras de biossegurança recomendadas por associações e entidades da cidade.

Segundo o site Bonito Notícias, no dia 23 de novembro, a Prefeitura de Bonito divulgou o novo Decreto Municipal Nº 266, após reunião com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS) sobre o status de Estado de Emergência de Saúde pela Prosseguir, depois de situações de aglomeração durante feriados prolongados na cidade.

Em razão dessa medida, algumas pessoas que compraram ingressos para o Reveillon Bonito de La Musique (RBM) fizeram denúncia no dia 26 de novembro contra a realização do evento, pela falta do alvará de funcionamento que estão proibidos de ser emitidos, solicitando o reembolso dos valores pagos pelos ingresso.

Buteco do Gusttavo Lima

Lives do fim de semana com Gusttavo Lima, Carol Biazin, Vitão e mais

A organização do show ‘Buteco do Gusttavo Lima', evento que aconteceria dia 21 de março no estádio Morenão, em , decidiu pelo adiamento do evento em virtude da proliferação do novo coronavírus no Estado, e posteriormente, remarcará o show para outra data. A capital, até então, possuía dois casos confirmados da doença. O evento foi remarcado para o dia 20 de março de 2021.

“Em respeito à saúde e segurança de nossos clientes, fãs, artistas, funcionários, prestadores de serviços, o evento “Buteco do Gusttavo Lima” será adiado para uma data futura, sendo que, no prazo de 48 horas após a emissão deste comunicado, será disponibilizado no seu canal de atendimento e mídias sociais, as informações necessárias para àqueles consumidores que eventualmente queiram ter o valor do ingresso devolvido”, dizia trecho do comunicado.

Marília Mendonça, Luan Santana, Raça Negra e Dilsinho na Expogrande

#Retrospectiva2020: Você lembra? Festas tradicionais de MS e shows foram cancelados na pandemia
Foto: Divulgação

A (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) publicou nota em março de 2020 com o comunicado sobre o adiamento da Expogrande (Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande), que estava marcada para acontecer entre os dias 16 e 26 de abril. As principais atrações eram Marília Mendonça, Luan Santana, Raça Negra e Dilsinho, entretanto, a exposição foi adiada.

A Associação justificou que é notório que o coronavírus avança em proporções alarmantes. Em Campo Grande, haviam dois casos confirmados. À época, a Prefeitura publicou um decreto com uma série de medidas, inclusive a proibição de eventos com público maior do que 100 pessoas.

“Fica, portanto, adiada a 82ª Expogrande por um período de 60 a 70 dias, ou até que seja afastado definitivamente o risco de contaminação pelo coronavírus em eventos de grande concentração de público, como é o caso desta feira agropecuária”, escreveu a Acrissul sobre o evento até então sem data definida.

Gal Costa em Campo Grande

Gal Costa é criticada depois de xingar Bolsonaro em show no FIB

Após 3 adiamentos, o show da turnê ‘A Pele do Futuro' teve a data mudada para 2021. A última data do show era prevista para o último dia 5 de dezembro, mas foi novamente repensada após o aumento de casos de coronavírus no Estado de Mato Grosso do Sul. A data prevista para a apresentação da artista, que tem 75 anos e integra o grupo de risco, agora é 24 de abril de 2021.

“Embora já tenhamos mudado a data da apresentação da cantora Gal Costa em Campo Grande alguma vezes, entendemos a necessidade de, mais uma vez, adiar a apresentação”, pediu a equipe da cantora em nota enviada para a Pedro Silva Promoções, que a realiza o evento do capital e que reiterou que os ingressos continuam valendo para a nova data.

“Em nome da cantora Gal Costa e da produtora Da Lapa, responsável pela produção do show A Pele do Futuro, pedimos desculpas ao público, mas entendemos ser o melhor caminho neste momento que parece o início de uma segunda onda da pandemia na cidade de , onde reside a grande parte da equipe, e com previsão de aumento de casos em todo o Brasil”, justificou.